sexta, 26 de abril de 2024
ESPORTE

Projeto da CBF de valorização ao futebol de base pode ser implantado em MS

11 novembro 2019 - 09h45Por Dourados News

O diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, reuniu-se, na última quinta-feira (7.11), com o coordenador do programa CBF Social, Diogo Cristiano Netto, para discutir a implantação do projeto Gol do Brasil Legado em Mato Grosso do Sul.

O objetivo é desenvolver o futebol de base sul-mato-grossense por meio da qualificação de profissionais dos clubes, sob orientação metodológica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com o Governo do Estado e Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS).

De acordo com Miranda, a proposta da entidade que administra a modalidade no país foi apresentada às unidades federativas e cidades que não receberam diretamente jogos da Copa do Mundo de 2014. O projeto socioeducacional prevê a implantação das chamadas Unidades de Aplicação da Metodologia (UAM), que seguem o padrão de excelência da CBF na qualidade dos serviços prestados. “A CBF nos apresentou um programa de legado, desenvolvido especialmente para estas regiões e estamos tentando incorporar no Governo do Estado”.

“Com o Gol do Brasil Legado, a CBF custeará todo o material esportivo e de divulgação. Já o Governo do Estado entra com o espaço e o pagamento do professor. A qualificação profissional, dentro de uma metodologia muito interessante que eles desenvolvem, fica sob responsabilidade da CBF”, ressalta Miranda.

O foco da instalação do programa não está só em Campo Grande, mas também nos principais municípios de Mato Grosso do Sul, destaca o diretor-presidente da Fundesporte. “Conversamos sobre a necessidade de formar uma comissão estadual para o desenvolvimento do futebol de base no Estado, já que praticamente nenhum clube profissional tem um trabalho forte na formação de atletas”.

Miranda aproveitou o encontro para apresentar ao coordenador do programa CBF Social, Diogo Netto, o trabalho desempenhado pelo Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo de Mato Grosso do Sul, da Fundesporte. A ideia é alinhar a metodologia da CBF ao projeto dentro das escolas. “Apresentamos o nosso programa e o Diogo Netto ficou impressionado com a dimensão e metodologia que criamos. A ideia é uma fusão, utilizar esse programa tanto para implantação do Gol do Brasil Legado, quanto para, de alguma forma, criar uma estrutura de base dos clubes”.

“Já que o programa em Mato Grosso do Sul já está instalado e temos toda a sistemática de contratação de professores e instalação dos polos, fica muito fácil só aplicar o ‘know-how’ que a CBF tem, com seus profissionais e principalmente no fornecimento do material esportivo”, finaliza Miranda.

O programa

O programa prevê a implantação de um sistema que permita aos profissionais envolvidos acompanharem o desempenho dos alunos do Gol do Brasil. Por meio de plataforma digital própria da CBF, serão cadastrados alunos e professores para o monitoramento dos indicadores escolares das crianças - registro de aulas e presença, por exemplo, bem como características de suas vidas em comunidade e família.

Além disso, ocorrerão as avaliações periódicas de desempenho técnico, médico e relacionadas às habilidades de vida. A CBF disponibilizará, ainda, cursos de aperfeiçoamento aos professores e acompanhamento das aulas, quer seja presencialmente ou por meio de câmeras instaladas no campo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue