quinta, 25 de abril de 2024

Alimentação do corredor amador: veja dicas para treinos e provas de rua

Alimentação do corredor amador: veja dicas para treinos e provas de rua

28 maio 2012 - 14h50
GNT


As provas de rua queimam muitas calorias, mas o corredor amador não pode comer como se estivesse fazendo dieta para emagrecer. “Os nutrientes devem estar muito bem equilibrados no cardápio, já que todos serão fundamentais para a saúde, seja melhorando o desempenho físico ou recuperando os músculos após o treino. Os carboidratos, por exemplo, podem até ser cortados em determinados programas alimentares para perda de peso, mas são a principal fonte de energia do corredor amador”, explica a nutricionista Letícia Azen Alves Coutinho, autora do livro "Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte" (Editora Manole, 516 páginas, R$111).

Antes do treino
Evite treinar de estômago vazio. “Não corra se estiver em jejum há mais de 4 horas, mas também não exagere. Faça uma refeição leve contendo carboidratos (pão, cereal, batata), proteínas magras (iogurte natural, queijo minas, peito de peru, derivados de soja) e fruta ou suco natural”, recomenda Patricia Bertolucci, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição.

Depois do treino
De acordo com Patricia Bertolucci, logo após o treino, o corredor deve fazer uma refeição combinando proteínas e carboidratos, este último em maior. “O carboidrato irá repor as reservas de glicogênio (carboidrato armazenado no músculo e no fígado). Estudos recentes revelaram que a presença de aminoácidos, presente nas proteínas, tem a capacidade de potencializar essa reposição. Vale lembrar que uma boa recuperação no pós-treino é determinante para a performance no treino seguinte. Nesse horário, o atleta também pode consumir alimentos com função antioxidante e anti-inflamatória, que irão combater os radicais livres, prevenir lesões e doenças, como, por exemplo, semente de linhaça, frutas e verduras em geral (frutas vermelhas, uvas roxas, maçã, melancia), peixes ricos em ômega-3 (atum, sardinha) e gengibre”. Katiuce Borges, nutricionista do time de futebol do Grêmio e da clínica Vitta, lembra que após o treino também é preciso intensificar a hidratação. “Para repor a água perdida, verifique seu peso antes e após o treino. A dica é beber, pelo menos, 1 litro de água para cada quilo perdido durante o exercício”.

Antes da prova de rua
O dia da prova chegou e você acha que pode correr de estômago vazio? Nada disso! Para Letícia Azen, a preparação do o corredor amador começa no jantar da noite anterior, quando ele deve reforçar a ingestão de carboidratos. Segundo Katiuce Borges, a alimentação do dia da prova deve ser a mesma dos outros dias. “Jamais consuma alimentos que você não costuma ingerir ou experimente novos suplementos. Esse não é o dia recomendado para fazer testes! O cardápio não deve ter novidades, mas deve ser restrito em alimentos gordurosos, processados, ricos em açúcares e com excesso de cafeína, como nos dias de treino”, orienta a nutricionista.


Durante a prova de rua
De acordo com a nutricionista Patricia Bertolucci, em provas com menos de uma hora de duração, o corredor amador pode consumir optar por reidratar o organismo apenas com água. “Para provas com duração superior, a água pode não ser suficiente, já que apresenta as desvantagens de não conter eletrólitos e carboidratos, que repõem o que está sendo perdido, garantindo a manutenção da performance durante a corrida. Nesses casos, é aconselhável otimizar a hidratação com outras fontes. Recomendo beber 200 a 300 ml de água a cada 20 ou 25 minutos de exercício, intercalando com bebidas que contenham sódio e carboidrato (isotônicos, géis e água de coco). Fique atento ao seu limite, já que o excesso de líquidos durante a corrida pode causar desconforto estomacal, refluxo, enjoo e vômitos”, explica Katiuce Borges.

Após a prova de rua
Segundo a nutricionista Letícia Azen, é preciso comer o quanto antes. “No dia da prova, você pode esperar, no máximo, duas horas para comer. Estudos recentes demonstram que, dessa forma, o organismo se recupera mais rápido”, explica a nutricionista. De acordo com Katiuce Borges, reserve uma refeição completa e equilibrada para esse momento. “O prato deve ser rico em carboidratos, proteínas e vitaminas e pobre em gorduras”, recomenda a especialista

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue