sexta, 26 de abril de 2024

André ajuiza ação penal contra site de MS que divulgou vídeo na internet

25 agosto 2012 - 16h40
Conjuntura Online

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), ajuizou, na sexta-feira (24), uma ação contra o site de notícias que divulgou na internet o vídeo em que ele aparece supostamente coagindo funcionários de órgãos estaduais a votar em candidatos do partido dele durante uma reunião política. A Ação Penal Privada foi protocolada no Fórum de Campo Grande.


Em nota divulgada pela assessoria de imprensa do PMDB, Puccinelli acusa o site midiamax pelos crimes de calúnia, injúria e difamação e informa que laudos expedidos por um instituto de perícia, contratado por ele, concluem que há divergências entre as falas e o texto apresentados nas legendas da gravação.


A assessoria de imprensa do governador André Puccinelli confirmou ao G1 que as imagens são de uma reunião política do PMDB com servidores da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), Ainda em nota divulgada pela assessoria, o governador afirma que o site divulgou “falsa notícia” e “não houve coação, foi pedido de apoio”.


Após a divulgação das imagens, a Justiça Eleitoral expediu um mandado de busca e apreensão do vídeo, após pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral. A decisão foi da juíza da 8ª Zona Eleitoral, Denise de Barros Dódero. A gravação deve ser encaminhada para a Polícia Federal e deve passar por perícia.
Confira a íntegra da nota do PMDB divulgada nesta sexta-feira (24).


O governador do Estado, André Puccinelli, ajuizou Ação Penal Privada contra o proprietário e diretor responsável e contra um jornalista de um site de notícias por calúnia, injúria e difamação, devido à publicação de um vídeo e matéria jornalística que acusam o chefe do Executivo de coação eleitoral. Laudo de Perícia Degravatória Extrajudicial realizado no vídeo pelo Instituto de Perícias Científicas por solicitação de Puccinelli concluiu que a legenda atribuída a ele, principalmente em um trecho específico no qual foi apurada diferença entre as falas e o texto apresentado nas legendas, não condiz com sua efetiva expressão verbal.
O laudo está anexado à ação ajuizada na manhã desta sexta-feira (24) no Fórum de Campo Grande, que pede a condenação dos querelados nas penas previstas nos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal Brasileiro.
“A ação é pelos crimes de injúria, calúnia e difamação, por causa da mudança do que eu falei para o que foi escrito [na legenda]”, afirmou o governador do Estado. “Fica claríssimo que não houve coação, foi pedido de apoio”, completou, sobre o resultado do trabalho pericial.


A perícia realizada no vídeo de 1’50” postado em sítio eletrônico investigou se houve divergência entre a efetiva expressão verbal de André Puccinelli (querelante na ação) em contato com terceiros que participavam de uma reunião sobre questões políticas e a legenda apresentada no vídeo.


O laudo apresenta a degravação dos segmentos em que o perito notou divergência entre o que foi ouvido e a legenda que traduziria a fala. Conforme o laudo, a degravação no segmento em que foi apurada a diferença entre fala e texto (trecho entre 1:00min e 1:15min) indica que a legenda é incondizente com a expressão verbal efetiva.


Com base nessa análise científica, a Ação Penal Privada ajuizada cita que “os responsáveis pela postagem do site na Internet legendaram a gravação e, alterando a realidade, propagaram a falsa notícia de que Puccinelli teria pedido para dos participantes da reunião alterar seu apoio político” manifestado a um candidato para outro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue