quinta, 25 de abril de 2024

Baixas temperaturas preocupam agricultores de milho safrinha em MS

11 junho 2012 - 15h30
Portal do MS


Em quatro meses de safra, a chuva e as temperaturas amenas fizeram uma combinação favorável ao desenvolvimento da lavoura de milho safrinha produzido em Mato Grosso do Sul. A safra 2011/2012 deve chegar aos 4,4 milhões de toneladas, de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Porém, as baixas temperaturas e possibilidade de geada da última semana preocupam os agricultores.

Dos quase 1 mil hectares cultivados com milho safrinha pelo agricultor Claudio Guerra em Dourados, 15% estão prontos para serem colhidos, mas o solo úmido impede o trabalho das máquinas. “Com essa intensidade de chuva que tivemos, eu acredito que precisamos de uns dois dias de sol para retornar às atividades de colheita”, afirma Guerra.

A temperatura ficou nos 25ºC, mas a aproximação do inverno pode trazer a geada. Na maioria das lavouras do estado, os grãos estão na fase do ganho de peso, onde há maior concentração de água. Se forem atingidos pela geada, a produtividade pode ficar comprometida, conforme o agrometeorologista Cláudio Lazarotto.

“A geada congela os tecidos e mata a planta. Como as espigas ainda não estão com os grãos formados, nós vamos ter uma perda significativa. São poucas as lavouras que se houvesse a ocorrência de uma geada muito intensa, não comprometeria o rendimento”, diz.

Safra
Em comparação com a safra anterior, que teve 3,1 milhões de toneladas, a produção deve ter alta de 42,7%. A poucos dias do início da colheita, especialistas e produtores esperam que o cenário não mude e as previsões otimistas. “Deveremos ter uma safra bastante significativa, os derivados do milho também devem ter uma acomodação de preço. A safra promete ser maravilhosa”, completa o economista Leonardo Mussury.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue