sexta, 26 de abril de 2024

Caarapó é 3° no ranking estadual de geração de emprego e renda

Caarapó é 3° no ranking estadual de geração de emprego e renda

16 novembro 2011 - 16h10
Douradosnews

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) acaba de divulgar o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), estudo anual da instituição que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Segundo a Firjan, cujo estudo se refere ao ano base de 2009, o município de Caarapó ocupa a terceira colocação na geração de emprego e renda, com a geração de 1,4 mil empregos dois anos atrás, com índice 0,7125 (o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade).

Caarapó só ficou atrás apenas de Campo Grande, a Capital, e Dourados. Os dados confirmam também que o município cresceu mais de 35% no índice – saiu de 0,5275 para 0,7125. Na geração de empregos, de 2008 para 2009, o crescimento foi de 368,2%. O estudo mostra ainda que Caarapó teve alto desenvolvimento na área de saúde – 0,8236.

Na comparação com os demais municípios do Estado, Caarapó é 5° colocado no IFDM geral. Entre os 5.564 municípios brasileiros, ocupa a 528ª posição.

“Esse é o resultado de um esforço conjunto entre o Poder Público e a iniciativa privada”, afirmou o prefeito Mateus Palma de Farias (PR). “A instalação de novas indústrias no município gerou empregos e fomentou o comércio, provocando uma verdadeira explosão de crescimento”, acrescentou. Segundo o prefeito de Caarapó, a cidade ainda tem muito para crescer. “É um novo ciclo que o município experimenta. E isso se deve às parcerias que conseguimos estabelecer com empresários, a classe política e com a sociedade em geral, que faz de Caarapó um lugar bom para se viver”, concluiu Mateus Palma de Farias.

Os dados completos do estudo estão disponíveis no endereço eletrônico www.firjan.org.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue