quinta, 25 de abril de 2024

Cerca de 20% dos brasileiros sofrem com prisão de ventre

Cerca de 20% dos brasileiros sofrem com prisão de ventre

30 janeiro 2012 - 16h30
Bem Estar

Janeiro é época de férias, tempo de viajar e deixar para trás a rotina, mas também o conforto de casa. O intestino está entre as partes do corpo que mais sofrem com essa mudança de ambiente. Resultado: muitas pessoas reclamam que não conseguem ir ao banheiro com a mesma frequência.

Em primeiro lugar, é importante não ter vergonha de fazer cocô nem de observar a cor e a consistência dele, pois esse é um ato fisiológico e completamente normal. Se tiver vontade, é preciso ir logo. Quando se espera demais, o corpo reabsorve a água das fezes e elas endurecem, o que dificulta o processo.

Na alimentação, é preciso consumir alimentos ricos em fibras (pelo menos cinco porções diárias de frutas e verduras) e tomar muita água. Exercícios também ajudam, pois a atividade física obriga o intestino a se contrair, redistribuindo o líquido corporal e facilitando o trânsito do bolo fecal.

Frutas como mamão, laranja, ameixa, manga e folhas em geral são ricos em fibras e têm poucas calorias. Arroz integral, pão de centeio, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, entre outros, também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.

No caso de bolos e pães, verifique no rótulo se a farinha integral é o primeiro ingrediente, sinal de que o alimento tem grande concentração de fibras.

Lubrificantes e emolientes (como o óleo mineral docusato) fazem as fezes ficarem mais escorregadias, pois aumentam a quantidade de água nas fezes.

O intestino delgado absorve os nutrientes dos alimentos, enquanto o grosso retém água e alguns nutrientes também. Juntos, os dois ocupam 90% do abdômen.

Os médicos explicaram que as hemorroidas estão ligadas à prisão de ventre e que, se houver sangue no cocô, é necessário consultar um especialista. Na hora de se limpar, uma ducha é mais recomendada que o papel higiênico, por agredir menos a região.


Receita de suco laxativo*

Ingredientes
- 1 laranja
- 1/4 de mamão
- 1 ou 2 ameixas secas
- 1 colher de chá cheia de farelo de trigo

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e não coe. Caso ache que o suco está muito grosso, acrescente mais água. Se sentir falta de açúcar, acrescente mel a gosto (que também tem efeito laxativo).

*Sugestão da nutricionista Ana Cláudia Lourenção

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue