sexta, 26 de abril de 2024

Cerca de 80 passaram mal em navio que atracou no Rio

22 novembro 2011 - 19h30Por Folha.com
Cerca de 80 pessoas tiveram mal-estar durante a viagem no navio Veendam, da Holland America, que saiu de Valparaíso, no Chile, e atracou nesta terça-feira no porto do Rio, com 1,8 mil pessoas a bordo, a maioria estrangeiros. A informação é do secretário estadual do Turismo, Ronaldo Azaro. Uma passageira americana morreu durante a viagem.

Segundo o secretário, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi avisada sobre o problema de saúde no navio no último dia 6, quando a embarcação deixou Valparaíso.

Azaro disse que, desde então, a Anvisa vinha monitorando a situação. Hoje, quando o navio atracou no Rio, apenas duas pessoas ainda tinham sintomas de mal-estar intestinal. O nome da doença que atingiu 72 passageiros e sete tripulantes ainda não foi oficialmente divulgado.

De acordo com o secretário, no entanto, não há risco para a população fluminense. "Se a Anvisa estava avisada e sabe qual foi o grau de contágio, ela comunicaria para a gente [as autoridades do Estado]. Então, não teve um grau de infecção que pudesse contagiar outras pessoas aqui", disse.

Ainda não há confirmação sobre a causa da morte da passageira americana ou se ela tem relação com o problema sanitário.

A PF (Polícia Federal), que está investigando o caso, ouviu o médico responsável do Veendam e informou que a principal hipótese é que ela tenha morrido de causas naturais.

O corpo da vítima passará por uma autópsia no Instituto Médico-Legal (IML) do Rio de Janeiro. Dependendo da conclusão da perícia, a Polícia Federal poderá instaurar um inquérito criminal.

Na manhã desta terça, a Anvisa inspecionou o navio e coletou materiais para exames. Segundo a PF, os passageiros só saíram da embarcação depois de receberem um laudo emitido pelos agentes da Anvisa que estavam no cruzeiro.

VIAGEM
O navio Veendam saiu de Nova York, nos Estados Unidos, há 36 dias. Ele passou pela Colômbia, pelo Panamá, Peru e Equador, antes de chegar ao Chile, há 16 dias.

Passageiros relataram que depois da parada no Chile, a tripulação começou a dar orientações sobre cuidados com higiene pessoal, orientando as pessoas a lavar sempre as mãos e nunca tocar nos alimentos.

Alguns passageiros disseram que os garçons serviam as refeições com luvas e máscaras. Há informações de que a piscina foi interditada nos últimos dias.

A Secretaria Estadual de Turismo reclamou do fato de a empresa responsável pelo navio não ter avisado as autoridades portuárias sobre o problema a bordo. Por isso, houve desconforto no momento do desembarque e do embarque dos passageiros para a próxima viagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue