quarta, 24 de abril de 2024

COI desconversa sobre Havelange, mas adverte dirigentes por escândalo

08 dezembro 2011 - 23h47Por Terra


O arquivamento da investigação contra João Havelange, por conta de um suposto envolvimento com a ISL, antiga agência de marketing da Fifa, ainda causa desconforto entre os membros do Comitê Olímpico Internacional.

Nesta quinta-feira, durante a coletiva de imprensa de encerramento dos dois dias de reuniões do conselho executivo do COI, em Lausanne, na Suíça, o presidente da entidade, Jacques Rogge, se demonstrou incomodado ao comentar a situação do brasileiro, ex-membro da entidade.

"Eu não estou aqui para mostrar as minhas emoções e sentimentos, eu tenho que cumprir as minhas obrigações, não vou compartilhar meus pensamentos, os deixo dentro de mim", desconversou Rogge.

Quando perguntando se a imprensa teria acesso ao documento de investigação relativo a João Havelange e o que ele pensava sobre as acusações, mais uma vez o presidente preferiu usar poucas palavras. "O documento com a recomendação escrito pela comissão de ética sobre João Havelange é confidencial. O que penso sobre ele, guardo só para mim", disse.

Apesar de se esquivar das questões sobre Havelange, Rogge parece estar realmente preocupado com as questões éticas dentro da entidade. Isso porque outros dois membros do COI investigados foram punidos. Lamine Diack, chefe da Federação Internacional de Atletismo, e Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol, receberam uma recomendação (espécie de "alerta") por supostamente terem recebido dinheiro da extinta ISL.

"As recomendações são como um cartão amarelo e um cartão vermelho no futebol. Com o amarelo você continua jogando, com o vermelho você está fora do jogo", comentou o presidente do COI.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul