Menu
Busca quarta, 20 de janeiro de 2021

07 julho 2012 - 15h00
Midiamax

Quatro casos da gripe H1N1 (gripe suína) já estão confirmados em Dourados. Segundo a Secretaria de Saúde Municipal, são pacientes que moram no Jardim São Pedro, BNH 3° Plano, Jardim São Francisco e Parque Alvorada.

Os nomes não foram divulgados. Eles procuraram tratamento nos hospitais Universitário, Santa Rita e do Coração. Dourados ainda não registrou nenhuma morte confirmada para o H1N1.

Ao todo, a Secretaria constatou 12 notificações, porém somente quatro confirmadas. O restante deu negativo e não existe, até o momento, casos pendentes, ou seja, aguardando o resultado dos exames.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, explica que não há motivo para pânico. Os casos confirmados são irrisórios diante de uma população de quase 200 mil habitantes, diz.

Ele explica que o vírus do H1N1 é o mesmo influenza que causa a gripe sazonal, contudo há um pânico geral em todo país por causa do aumento dos casos este ano.

Marcondes diz que além dos casos serem poucos em Dourados, o município ultrapassou a meta de imunização, atingindo 85% das pessoas que faziam parte dos grupos de risco. Além disso, todos os hospitais tem articulação da rede municipal de saúde. Quando há casos suspeitos imediatamente a equipe da Secretaria Municipal de Saúde colhe as amostras para exames e faz o tratamento, se necessário, com a medicação Tamiflu, especifico para o Influenza H1N1. “O estoque que temos da medicação é suficiente se houver aumento de casos”, garante Marcondes.

Estado

Conforme o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado ontem de manhã, Mato Grosso do Sul conta com 159 notificações da gripe provocada pelo H1N1, 75 casos confirmados, 18 em investigação e três óbitos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Maia diz que a China vai acelerar o envio da matéria-prima da Coronavac
ECONOMIA
Copom mantém juros básicos da economia em 2% ao ano
MS
Governo autoriza cessão da Gruta do Lago Azul ao município de Bonito
BONITO
Polícia Militar apreende mais de 390 quilos de maconha