sexta, 26 de abril de 2024

Conselho denuncia ação de "jagunços" em Miranda

29 junho 2012 - 15h30
MS Já


Segundo o Conselho Indigenista Missionário da Igreja Católica, indígenas da etnia Terena foram impedidos de entrar em uma fazenda por pessoas que descreveram como "jagunços" em Miranda.

O fato teria ocorrido no dia 23 desse mês quando 120 adultos e 40 crianças teriam sido abordados por 20 jagunços “fortemente armados”, segundo o Cimi.

Os índios estavam acampados à 50 metros da área que tentaram retomar, porém, quando viram os homens, teriam desistido. “Estamos preocupados com a possibilidade de um conflito direto. Eu mesmo já recebi várias ameaças de morte”, afirmou Joelson Terena ao Cimi.

“A terra reivindicada pelos Terena sofre com a morosidade no processo de demarcação pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Desde os tempos de Serviço de Proteção ao Índio (SPI) o território é reclamado pelos indígenas. Estudo antropológico e relatório cartográfico da área estão prontos, mas a falta da análise jurídica impede o reconhecimento. Uma visita da presidente da Funai, Marta Azevedo, está agendada para o próximo mês”, explicam os membros do Conselho Missionário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha