Menu
Busca sexta, 15 de janeiro de 2021

Dia Nacional de Combate ao Colesterol é comemorado amanhã

07 agosto 2012 - 15h25
Conjuntura Online

Instituído em 2002 pelo Governo Federal, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol - 8 de agosto - é destaque no calendário da Saúde porque as doenças do coração, seguidas do câncer são as duas maiores causas de morte natural no Brasil.

O colesterol, em si, não é uma doença, é uma substância importante para a saúde, que auxilia na formação da membrana das células do corpo e de alguns hormônios e vitaminas. A maior parte (cerca de 70%) é produzida pelo fígado e o restante vem da ingestão de alimentos.

Existem dois tipos de colesterol. O HDL, chamado colesterol bom, reduz o risco de acúmulo de gordura nas artérias. O LDL, colesterol ruim, deposita gordura nas artérias e dificulta o fluxo sanguíneo, o que contribui para o entupimento das artérias, impedindo a passagem do sangue, e torna-se fator de risco para doenças cardiovasculares.

O colesterol alto não apresenta sintomas, por isso é importante ir com frequência ao médico para solicitar as taxas. O nível considerado ideal para o colesterol total é de 200 mg/dl. A faixa limite é entre 200 mg e 240 mg/dl e, acima disto, o risco de ter obstruções nas artérias e problemas cardíacos aumenta.

Alguns fatores podem promover a elevação das taxas do colesterol, como a má alimentação, obesidade, hipertensão, sedentarismo, diabete e tabagismo.

Veja algumas orientações nutricionais para controle do colesterol:

1) Substitua leites e iogurtes pela versão desnatada.

2) Opte por queijos magros e margarinas, maioneses e requeijões na versão light.

3) Aumente o consumo de fibras solúveis.

4) Reduza o consumo de carne vermelha e de proteína animal, de ovos, sorvetes, doces e bolos que levam ovos e manteiga em suas receitas.

Curso
O combate e o controle de doenças crônicas são prioridade da Unimed Campo Grande. Por isso, o tema do 4º Curso de Culinária do Serviço de Medicina Preventiva (Sempre) é “receitas com baixo teor de gordura”. O tema desta edição é indicado para quem possui altos índices de colesterol e triglicerídeos.

O Curso de Culinária é um projeto que busca unir o prazer de se alimentar aos hábitos saudáveis, colaborando para que pessoas com restrições alimentares possam saborear receitas deliciosas cuidando da saúde. Além de aprender as receitas, os participantes assistem a uma palestra sobre o tema, tendo acesso a informações importantes e solucionando dúvidas.

O 4º curso acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, a partir das 18h15, no refeitório da Unimed Campo Grande. A palestra será no dia 23 de agosto, no auditório da Cooperativa, às 18h15. As vagas são limitadas e apenas para clientes Unimed Campo Grande. Para se inscrever, entre em contato pelo telefone 3389-2421 até o dia 17 de agosto e participe!

Deixe seu Comentário

Leia Também

BR 158
PMA autua empresa mato-grossense por derramamento de cerca de 22 mil litros de combustível
ECONOMIA
China contribuiu com mais da metade do superávit comercial do Brasil
RIO BRILHANTE
Polícia Civil prende suspeitos de tráfico de drogas que faziam parte organização criminosa
NOTÍCIAS
Negada indenização a comprador de veículo que não comprovou defeito em motor