sexta, 29 de março de 2024

Estudo em MS aponta que 13% dos caminhoneiros consomem drogas

02 agosto 2012 - 14h40
G1 MS


Um estudo feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul apontou que 13% dos caminhoneiros consomem algum tipo de droga para cumprir as extensas jornadas de trabalho. A amostragem foi obtida por meio de exame de urina de 102 motoristas de caminhão. Em 61% das amostras que deram positivo, foi encontrada cocaína.

O superintendente da PRF no estado, Ciro Ferreira, alerta que o condutor usa as substâncias ilegais quando passa a ter os seus reflexos diminuídos por conta do tempo execessivo na direção. “Ele vai forçando a jornada e acaba tendo que tomar um medicamento ou fazer o uso de drogas e isso vai prejudicando a saúde do caminhoneiro e contribui também para os acidentes de trânsito”, enfatizou o superintendente.

Por amostragem, a polícia acredita que dos mais de 5 mil caminhoneiros que circulam por dia pela BR-163 em Mato Grosso do Sul, cerca de 600 rodam sob efeito de drogas. Roberto Sinai, membro do Sindicargas, destaca que o índice é alto e preocupante.

“O sindicato vai estar buscando, junto ao Ministério do Trabalho e aos policiais que fiscalizam a rodovia, soluções para o combate deste tipo de consumo. Não é interessante para o empresário, nem para o autônomo e muito menos para o trabalhador que se faça uso dessas anfetaminas que podem causar acidentes no trânsito", afirmou Sinai.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE