Menu
Busca segunda, 08 de março de 2021

FCMS lança revista Cultura em MS com foco nas paisagens culturais

24 novembro 2011 - 10h54Por Assessoria
A Fundação de Cultura do governo do Estado lança na próxima terça-feira (29 de novembro), às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea (Marco) a quarta edição da revista Cultura em MS, publicação de referência no Estado que abrange olhares, ações, projetos e contrastes culturais de Mato Grosso do Sul. A solenidade de lançamento é aberta ao público.

A quarta edição da revista Cultura em MS apresenta como tema central a paisagem cultural, tendo como eixo o Geopark Bodoquena-Pantanal. O local sintetiza o encontro da cultura com a história dos povos e o turismo. E é justamente essa interação o foco da publicação.

Criado por decreto estadual em 2009, o Geopark Estadual Bodoquena-Pantanal engloba uma área de 20 mil quilômetros quadrados pontuados por grutas, pedreiras, baías, minas, cachoeiras, nascentes e monumentos entre a serra da Bodoquena e a planície pantaneira, unindo características naturais diversas. Também possui 45 geossítios já cadastrados e catalogados entre os municípios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

Membros da Unesco estiveram em Mato Grosso do Sul em junho deste ano para homologar o Geopark, que deve ser reconhecido oficialmente em poucos meses. Com a chancela da Unesco, ele será o segundo das Américas. O primeiro é o do Araripe, no Ceará, reconhecido no ano de 2006. Ao todo, existem atualmente 57 geoparks espalhados ao redor do mundo.

A revista conta ainda com uma entrevista com Gilberto Luiz Alves, autor e professor da área de educação reconhecido nacionalmente além de matérias sobre as todas as manifestações culturais do Estado, artigos, crônicas e turismo.

Para o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, a revista Cultura em MS continua sendo uma referência na pesquisa, no registro e no levantamento de uma série de iniciativas, projetos e ações que são desenvolvidas na área cultural, apontando propostas e refletindo as mais extensas manifestações do povo sul-mato-grossense.

A revista Cultura em MS tem tiragem inicial de 2 mil exemplares que serão distribuídos em escolas e órgãos de cultura, associações, bibliotecas, universidades, entre outras instituições. A versão eletrônica pode ser acessada após o lançamento oficial no site da Fundação de Cultura, clicando no banner localizado no menu direito da página.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Pré-selecionados do Prouni têm até sexta para comprovar informações
ECONOMIA
União pagou R$ 1,35 bilhão de dívidas de estados em fevereiro
CAARAPÓ
Suspeito de homicídio é preso em flagrante pela Polícia Civil
ECONOMIA
Valor médio de auxílio emergencial será de R$ 250, diz Guedes