sexta, 26 de abril de 2024

Grã-Bretanha congela bens de cinco homens por complô iraniano

Grã-Bretanha congela bens de cinco homens por complô iraniano

18 outubro 2011 - 14h30
Reuters

A Grã-Bretanha congelou os bens de cinco homens, incluindo dois suspeitos de um suposto complô iraniano para matar o embaixador saudita nos Estados Unidos, disse um porta-voz do governo na terça-feira.

Entre os cinco estava Manssor Arbabsiar, naturalizado norte-americano, que foi preso em setembro pelo complô, rejeitado pelo Irã como "uma comédia" fabricada.

Gholam Shakuri, um iraniano identificado pelas autoridades norte-americanas como um dos planejadores do ataque, também teve seus bens congelados. Ele está foragido e encontra-se, supostamente, no Irã.

"O Tesouro de Sua Majestade designou cinco indivíduos sob o Ato de Congelamento de Bens Terroristas de 2010 em relação com as atividades terroristas do Irã e da Força Quds", disse um porta-voz do governo

"Estaremos em consultas com parceiros, incluindo nossos colegas da UE, Arábia Saudita e os Estados Unidos sobre que ações devemos tomar a seguir", acrescentou.

Autoridades norte-americanas disseram ser provável que o chefe da força de elite iraniana Quds sabia do suposto complô para matar o embaixador saudita Adel al-Jubeir.

O Tesouro britânico também listou Qasem Soleimani, que era comandante da Guarda Revolucionária iraniana. Os outros dois homens foram identificados como sendo os iranianos Hamed Abdollahi e Abdul Reza Shahlai.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue