Menu
Busca sábado, 19 de setembro de 2020

III Encontro Internacional de História e aborda sobre a Guerra do Paraguai

III Encontro Internacional de História e aborda sobre a Guerra do Paraguai

26 outubro 2011 - 20h16Por Assessoria
O "III Encontro Internacional de História sobre as Operações Bélicas da Guerra da Tríplice Aliança”, será promovido a partir desta quinta-feira (27) a sábado (30), pelo Comando Militar do Oeste (CMO), em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. O evento promete reunir historiadores, pesquisadores, professores de diferentes universidades, estudantes, civis e militares da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, a fim de promover o estudo e a divulgação da História da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870).

A programação terá início hoje (27), a partir das 9:30 horas, no Auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), com um ciclo de palestras e apresentação de trabalhos. À noite, às 20 horas, ocorrerá a Abertura Oficial, com a presença de autoridades civis e militares, dentre as quais o Comandante Militar do Oeste, General-de-Exército João Francisco Ferreira, o presidente do Clube Militar, General-de-Exército Renato César Tibau, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General-de-Divisão Eduardo José Barbosa e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, professor Hildebrando Campestrini.

Após o ciclo de palestras, os participantes viajarão para Nioaque, Jardim, Bela Vista, Fazenda Laguna (Paraguai), Colônia Militar dos Dourados, na cidade de Antônio João, Parque Nacional Cerro Corá (Paraguai) e Ponta Porã, locais e cidades de grande importância histórica, uma vez que foram palco de vários episódios daquela campanha militar.

Passados mais de 140 anos de seu término, ainda é fundamental o estudo e a pesquisa dos variados aspectos da Guerra da Tríplice Aliança, o maior conflito já ocorrido na América do Sul, principalmente para o entendimento do atual contexto onde as nações sul-americanas estão em busca de um futuro melhor, de paz e prosperidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTÍCIAS
Passageiros serão indenizados após falha em realocação da companhia aérea
SAÚDE
Covid-19: ocupação de leitos na rede privada cai para 57% em agosto
ECONOMIA
Dólar fecha em forte alta com incerteza fiscal no radar
FALSO FRETE
Polícia Civil recupera veículo roubado em Dourados