quinta, 25 de abril de 2024

Incluir chocolate na dieta pode ser bom para sua saúde

Incluir chocolate na dieta pode ser bom para sua saúde

17 fevereiro 2012 - 15h00
Globo.com

Recém-publicada no American Journal of Clinical Nutrition, uma revisão de estudos científicos sobre o chocolate reforça os benefícios já conhecidos e revela outros dados animadores. Entre as novidades, o estudo indica que o chocolate é capaz melhorar a circulação sanguínea e reduzir a resistência à insulina - condição capaz de alterar os níveis de gordura no sangue, elevar a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares.

O estudo analisou 42 pesquisas anteriores sobre o chocolate, envolvendo mais de 1290 voluntários. A revisão científica indica que a gordura saturada que compõe o chocolate é, basicamente, proveniente do ácido esteárico, que não eleva o colesterol ruim (LDL).

Benefícios estão no cacau em pó e no chocolate amargo
Os benefícios apresentados em estudos anteriores se confirmaram na nova pesquisa. Os cientistas verificaram que o consumo de chocolate é capaz de regular a pressão arterial e diminuir a incidência de doenças cardiovasculares, como acidentes vasculares cerebrais.

Os cientistas ressaltam que apenas o cacau em pó, sem açúcar, e o chocolate amargo, com concentração de, no mínimo, 70% de cacau, possuem os benefícios relatados. Eles explicam que a maioria dos chocolates vendidos nos supermercados são, na verdade, doces à base cacau, cheios de gordura e açúcar, mas com pouco cacau.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue