sexta, 26 de abril de 2024

Indústria de processamento de algodão em MS está pronta

Indústria de processamento de algodão em MS está pronta

05 dezembro 2011 - 10h26Por Jornal do Povo
O processo de industrialização incentivado pelo governo do Estado fez surgir a primeira indústria sul-mato-grossense de processamento de algodão. A CFSA Indústria e Comércio de Ração Animal está instalada em Chapadão do Sul, que já é referência em produção da matéria-prima. O governador André Puccinelli participou da inauguração da fábrica na sexta-feira passada e anunciou ao proprietário, empresário Severino Bispo da Silva Filho, que a Licença de Operação acaba de ser concedida, o que permite o início de funcionamento da planta.

A unidade industrial, no km 107 da MS-306, é um negócio do Grupo Acreforte e inicialmente estava prevista para ser implantada em outro Estado. A ação articulada do Governo Estadual, com o Programa MS Empreendedor, e da Prefeitura, com o ProdChap, garantiu os incentivos que tornaram a cidade sul-mato-grossense a melhor escolha para o empresário. Com capacidade de esmagamento de 600 toneladas/dia e geração de cerca de 100 empregos diretos e 300 indiretos, a unidade teve investimento inicial em torno de R$ 8 milhões.

“Dentro das ações que o governo executa, ficamos muito gratos em ver situações como essa, de apoiar e ajudar a iniciativa privada a fazer”, afirmou André, que além da área fiscal, destacou o trabalho ágil de licenciamento ambiental, cuja demora costuma ser uma preocupação dos empreendedores. Ele anunciou no evento ao dono da usina que a LO (Licença Operacional) acaba de ser liberada. “O governo quer incentivar a iniciativa privada e a diversificação. Precisamos garantir competitividade, por isso nossos incentivos podem chegar a até 90% de isenção, com graduação maior ou menor na proporção do investimento realizado, dos empregos gerados, e na inovação. Não queremos prejudicar as indústrias já instaladas”, explicou.

“A esses incentivos que o governo e a Prefeitura nos deram, vamos retribuir para a região, vamos dar uma resposta muito boa”, agradeceu Bispo. “Os produtores dessa região de Mato Grosso do Sul já eram fornecedores nossos. Agora vamos agregar valor. O produto de vocês vai sair de matéria-prima para matéria industrializada, gerando mais emprego e mais renda”.

As atividades na unidade fabril são o esmagamento do caroço de algodão; a retirada da “torta” (resíduo que servirá à produção de ração, fornecida a clientes que criam animais em confinamento para abate); e a extração do óleo, que vai para a produção de biodiesel.

O prefeito Jocelito Krug atribuiu a instalação da unidade à disposição municipal em garantir o empreendimento, e à pronta resposta do governador André Puccinelli com os incentivos que garantiram competitividade a Chapadão do Sul no negócio. Segundo ele, a nova indústria vai representar incremento de 10% no PIB (Produto Interno Bruto) do município, que hoje é de cerca de R$ 600 milhões.

Outra vantagem, é que se trata de uma unidade com negócio inovador no Estado, ressaltou Krugt. “Os consumidores tinham problema porque muitas vezes a presença de caroço em meio à ração transmitia cheiro para a carne. Agora, vai-se extrair o óleo e a “torta”, e dela vai ser feita a ração”, comparou, completando que produtores de algodão do vizinho Mato Grosso deverão também ser fornecedores de caroços para esmagamento na planta industrial.

Em um balanço de ações que têm incentivado o crescimento e a diversificação da indústria em Mato Grosso do Sul, o governador anunciou que para o ano de 2012 mais seis usinas sucroenergéticas deverão ser instaladas; e que o setor de papel e celulose se consolidam com mais duas indústrias garantidas e uma que está por confirmar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha