Menu
Busca sábado, 05 de dezembro de 2020

Instituto lança edital com 30 oportunidades para diplomata

Instituto lança edital com 30 oportunidades para diplomata

19 janeiro 2012 - 21h35Por Correio Web
O Instituto Rio Branco lançou edital, nesta quinta-feira (19/1), para contratar 30 novos diplomatas. A organização do certame será realizada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). Segundo o edital publicado no Diário Oficial da União (seção 3, página 138), a remuneração ofertada será de R$ 12.962,12.

Interessados devem se inscrever pelo site da organizadora (www.cespe.unb.br) a partir das 10 horas do dia 26 de janeiro até 12 de fevereiro, de acordo com o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de participação é de R$ 150.

Para participar, o candidato deve estar no gozo dos direitos políticos, estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (apenas aos candidatos do sexo masculino), estar em dia com as obrigações eleitorais, apresentar diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Quem tiver graduação realizada no exterior, deverá apresentar até a data da posse a revalidação do diploma.

O concurso terá quatro fases. A primeira contará com prova objetiva, constituída de questões objetivas de português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito e direito internacional público.

A segunda será uma prova escrita de português, a terceira contará com provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e de noções de direito e direito internacional público. A quarta e última fase consistirá de provas escritas de espanhol e de francês.

Cada uma das etapas será realizada simultaneamente nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

Os aprovados na seleção ingressarão em cargo de classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário), de acordo com a ordem de classificação obtida, e no curso de formação do Instituto Rio Branco.

Datas

Consulta aos locais de prova: 16 de março

Prova objetiva (1ª fase): 25 de março

Resultado da prova objetiva e convocação para a segunda fase: 17 de abril

Prova escrita de português (2ª fase): 22 de abril

Resultado da prova escrita: 11 de junho

Provas escritas da terceira fase: junho: 16, 17, 23, 24 e 30; julho: dia 1º

Resultado da terceira fase: 8 de agosto

Provas escritas de espanhol e francês (4ª fase): 1º de julho

Resultado da 4ª fase: 22 de agosto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SEGURANÇA PÚBLICA
Apreensões de drogas batem recorde em Mato Grosso do Sul e ultrapassam 707 toneladas em 2020
POLÍCIA
Brasileiro e filha de 9 anos morreram em atentado na fronteira
Ele foi preso durante investigações do assassinato de Wescley em 2018
POLÍCIA
Bombeiros retomam buscas por menino de 8 anos que desapareceu em córrego
MEIO AMBIENTE
Governador Reinaldo Azambuja pleiteia FCO do Pantanal para recuperar prejuízos com queimadas