sexta, 26 de abril de 2024
PLACA DE CARRO

Justiça suspende nova placa de carro com chip e QR Code no Brasil

13 outubro 2018 - 16h00Por Olhar Digital

Um mês atrás, o estado do Rio de Janeiro começou a adotar as novas placas de carro no padrão Mercosul. O padrão inclui chip e QR Code às placas para facilitar a fiscalização e dificultar a falsificação. Mas a mudança foi suspensa pela Justiça nesta semana.

Segundo o G1, a desembargadora Daniele Maranhão Costa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, suspendeu o novo padrão de placas em uma decisão provisória emitida na última quarta-feira, (10/10). A justificativa é de que a mudança teria sido feita às pressas.

Quem autorizou o uso das novas placas no Brasil foi o Departamento Nacional de Trânsito, mas, segundo a desembargadora, esta função é dos Departamentos Estaduais de Trânsito. O Denatran estaria "passando por cima" da jurisdição dos Detrans.

"O fato é que não pode, a despeito de solucionar um problema, criar outro, abstraindo da previsão expressa em lei que diz ser dos Detrans a competência para a atividade de credenciamento", explicou a desembargadora no despacho da decisão.

O outro motivo citado no texto é de que o Brasil não abriu consultas públicas nem um sistema de comunicação entre os departamentos para que as novas placas fossem adotadas nacionalmente e de forma coordenada. Por isso, pode haver problemas entre estados.

"É impensável a adoção de um novo modelo de placas automotivas, que com certeza vai gerar gastos ao usuário, sem a contrapartida da implementação do sistema de informação integrado, sob pena de inverter indevidamente a ordem das coisas", afirmou Daniele.

Desde o mês passado, a adoção das novas placas era opcional no RJ. Ela vinha sendo oferecida para veículos novos recebendo o primeiro emplacamento. O objetivo do Denatran era que a nova placa chegasse a todos os estados brasileiros até dezembro, se tornando obrigatória a partir de 2024.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal