quinta, 25 de abril de 2024

Lei permite o bloqueio no recebimento de ligações de call center

23 dezembro 2011 - 07h42Por Assessoria
Um milhão de números de telefone estão cadastrados na Lei do Bloqueio, aponta análise feita pela ZipCode. O resultado engloba os seis estados brasileiros (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul) em que a lei vigora. A Lei 13.226/2008 permite que usuários de telefonia fixa cadastrem seu número via internet para não receber ligações de contact center.

De acordo com a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, o Brasil tem 276 linhas telefônicas ativas, entre fixas e móveis. O cadastro dos telefones dentro da Lei do Bloqueio representam apenas 0,36% do total de linhas no país. Deste montante de linhas, 85% das linhas bloqueadas estão em São Paulo, seguidos pelo Paraná, com 10%, e Rio Grande do Sul, com 4%. Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina juntos somam 3%.

A ZipCode ainda fez um levantamento do faixa etária dos proprietários das linhas telefônicas bloqueadas. Segundo a pesquisa, dos mais de 1 milhão de telefones cadastrados, a ZipCode identificou o perfil de 404 mil usuários que optaram por não receber chamadas de telemarketing e 21% desse montante têm entre 31 e 40 anos, seguidos de pessoas entre 41 e 50 anos com 23%, de 51 a 60 com 24%, e acima de 61 anos com 23%. Os consumidores entre 18 e 30 anos somam 8%.

A análise da ZipCode foi realizada a partir da base de números telefônicos na Fundação Procon. A empresa realiza diariamente consultas ao Procon, e faz um acompanhamento de perto sobre a movimentação dos usuários que cadastram e cancelam o bloqueio de linhas telefônicas. "Os telefones do Procon são cruzados na base da dados da ZipCode para então chegarmos às informações mais detalhadas. Com isso, conseguimos disponibilizar às empresas de Call Center dados mais precisos para que de posse dessas informações, elas tracem estratégias de comunicação junto aos potenciais clientes, sempre respeitando as regras de privacidade", explica Arthur Guitarrari, Gerente de Marketing e Novos Negócios da ZipCode.

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