quarta, 02 de julho de 2025

Mato Grosso pode ser dividido mais uma vez

Mato Grosso pode ser dividido mais uma vez

06 dezembro 2011 - 10h32Por MS Já
Trinta e quatro anos após ser dividido dando origem ao Mato Grosso do Sul, Mato Grosso poderá ser dividido mais uma vez. O jornal da capital do Estado vizinho, Midianews, ouviu 15 deputados sobre a possibilidade e descobriu que três deles já são favoráveis à idéia.

Mato Grosso daria origem ao Estado do Araguaia e Mato Grosso do Norte e a idéia é aprovada pelos deputados Percival Muniz (PPS), Luciane Bezerra (PSB) e Zeca Vianna (PDT).

Hoje o Mato Grosso tem 141 município. "Já está comprovado pela história que foi bom para todos [divisão com o MS]. Sou favorável à criação do Estado do Araguaia e Mato Grosso do Norte, para diminuir essa sobrecarga de demanda atual. O maior exemplo disso é a Saúde Pública, quando se sabe que famílias são obrigadas a percorrer mais de 2 mil quilômetros para receber tratamento em Cuiabá", disse Muniz.

O parlamentar rechaçou, também, a crítica de que o Sul e o Sudeste são os mais interessados na divisão. "Isso não tem nada a ver! A divisão gera um sentimento de perda, mas essa não é a ideia. A proposta é desmembrar para corrigir problema sociais graves em determinadas regiões que o Estado não consegue resolver", explicou.

A deputada Luciane Bezerra (PSB) defendeu a divisão territorial sustentando que municípios mais afastados de Cuiabá encontram dificuldades em receber política pública estadual, de forma eficiente e correta.

"Sou favorável porque a gestão estadual não consegue atender a demanda social em vários municípios mato-grossenses. Basta olhar em Rondolândia, Juara e Juína [no Noroeste do Estado], que são muito carentes de asfalto, Segurança e Saúde Pública. O mesmo se repete no Araguaia. É por essa ausência do Estado em determinadas regiões que surge o discurso divisionista. Não olhar isso é fechar os olhos para a realidade", disse a deputada.

A parlamentar ainda citou que critérios políticos norteiam a distribuição de investimentos do Estado. "Priorizam-se as áreas com maior densidade eleitoral e potencial agrícola, esquecendo dos pequenos municípios. Infelizmente, é uma prática política consolidade e difícil de quebrar este paradigma", completou.

O deputado Zeca Vianna (PDT) acredita que a extensão territorial de Mato Grosso favorece a divisão territorial e elencou motivos.

"Sou favorável à divisão porque o Estado comporta muitos municípios. Hoje, você percorre 2 mil quilômetros ao sair sai de Vila Rica e ir até Rondolândia. É uma extensão territorial muito grande. Inicialmente, uma divisão vai gerar gastos com estrutura de poder e infraestrutura, mas vai trazer benefícios em longo e médio prazo agradando a todos", observou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Enem 2025: prazo para recurso de atendimento especial termina amanhã

Envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante

GERAL

OMS: uma em cada seis pessoas no mundo é afetada pela solidão

Entre 17% e 21% dos jovens de 13 a 29 anos se sentem solitários

GERAL

Cerca de 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack

Pesquisa foi divulgada hoje pela Universidade Federal de São Paulo

ECONOMIA

Plano Safra vai reduzir preços dos alimentos, diz ministro

Programa prevê R$ 89 bilhões para crédito rural