sábado, 27 de abril de 2024

MS é piloto de projeto que deve facilitar transporte do gado

MS é piloto de projeto que deve facilitar transporte do gado

05 dezembro 2011 - 10h16Por G1
A GTA, guia de trânsito animal, é um documento obrigatório em todo o país, que autoriza a movimentação de animais nas estradas e rodovias. Até então, as guias só tinham validade se fossem assinadas por um técnico da Iagro, a Agência de Defesa Sanitária Estadual, mas o estado de Mato Grosso do Sul autorizou os próprios pecuaristas a imprimirem e assinarem. A secretária de Produção do estado, Tereza Cristina, justificou a medida. "Porque as informações são de responsabilidade do produtor, não é do sindicato, nem da pessoa que está atendendo”, disse.

A meta era implantar o sistema no ano que vem, mas uma mobilização trabalhista dos fiscais agropecuários da Iagro em Mato Grosso do Sul, antecipou a liberação do governo estadual para a emissão da GTA pelos próprios pecuaristas.

Reinaldo Miranda também é pecuarista na região de fronteira com o Paraguai. Por ano, ele chega a comercializar mais de 500 cabeças e acredita que o novo sistema vai ajudar as propriedades no ganho de tempo para emitir o documento, principalmente na região de fronteira seca, onde os escritórios da Iagro ficam distantes.

Mais da metade dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul já está emitindo a guia. Por enquanto, a GTA assinada pelo criador só vale dentro do estado, para sair, o produtor precisa da assinatura de um veterinário da Iagro. Segundo o Ministério da Agricultura, a ideia é que este modelo esteja implantado em todo o Brasil dentro de dois anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha