Menu
Busca segunda, 21 de setembro de 2020

MS é piloto de projeto que deve facilitar transporte do gado

MS é piloto de projeto que deve facilitar transporte do gado

05 dezembro 2011 - 10h16Por G1
A GTA, guia de trânsito animal, é um documento obrigatório em todo o país, que autoriza a movimentação de animais nas estradas e rodovias. Até então, as guias só tinham validade se fossem assinadas por um técnico da Iagro, a Agência de Defesa Sanitária Estadual, mas o estado de Mato Grosso do Sul autorizou os próprios pecuaristas a imprimirem e assinarem. A secretária de Produção do estado, Tereza Cristina, justificou a medida. "Porque as informações são de responsabilidade do produtor, não é do sindicato, nem da pessoa que está atendendo”, disse.

A meta era implantar o sistema no ano que vem, mas uma mobilização trabalhista dos fiscais agropecuários da Iagro em Mato Grosso do Sul, antecipou a liberação do governo estadual para a emissão da GTA pelos próprios pecuaristas.

Reinaldo Miranda também é pecuarista na região de fronteira com o Paraguai. Por ano, ele chega a comercializar mais de 500 cabeças e acredita que o novo sistema vai ajudar as propriedades no ganho de tempo para emitir o documento, principalmente na região de fronteira seca, onde os escritórios da Iagro ficam distantes.

Mais da metade dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul já está emitindo a guia. Por enquanto, a GTA assinada pelo criador só vale dentro do estado, para sair, o produtor precisa da assinatura de um veterinário da Iagro. Segundo o Ministério da Agricultura, a ideia é que este modelo esteja implantado em todo o Brasil dentro de dois anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

R$ 60 MIL
Família será indenizada pela morte do filho em baile funk
JUSTIÇA
TST determina fim da greve dos Correios
NOTÍCIAS
Empresa de estúdio fotográfico é condenada por cobrança indevida
POLÍTICA
Interesses ocultos usam meio ambiente para prejudicar país, diz Heleno