Menu
Busca domingo, 21 de julho de 2019
SAÚDE

MS qualificará mais de 300 agentes para atuar na prevenção de doenças aos povos indígenas

17 maio 2019 - 15h53Por Dourados News

Pelos próximos dois anos, 339 agentes indígenas serão qualificados para atuar em equipe na prevenção de agravos e doenças e promoção e recuperação da saúde dos povos indígenas. A preparação desses indígenas começou nesse mês, em quatro cidades do Estado- Amambai, Aquidauana, Antônio João e Dourados, por meio do Programa de Qualificação dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN).

Por meio do curso será possível atender às comunidades aplicando o conhecimento técnico-cientifico, além do projeto de interculturalidade e da atenção à saúde. 

Este programa faz parte de uma agenda estratégia prioritária da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde. Mato Grosso do Sul é o segundo estado a participar do projeto que será desenvolvido em todo país.

“Este programa é um passo significativo para a formação dos agentes indígenas e para o fortalecimento da atuação desses profissionais em prol da saúde da população indígena no Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou a diretora da Escola Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão”, Deisy Adania Zanoni.

Conforme a descrição do Ministério da Saúde, esses agentes “fortalecem o protagonismo indígena na organização e no desenvolvimento de ações inovadoras e adequadas aos mais variados contextos e comunidades. O programa de Qualificação foi concebido para fortalecer a organização dos serviços de atenção primária nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Delegado que pediu perseguição de índios de MS é nomeado presidente da Funai
ESPORTE
Gabriel Medina é campeão da etapa sul-africana do mundial de surfe
POLÍCIA
Decreto traz regras que asseguram atendimento integral à saúde da militar gestante e do bebê
POLÍTICA
Reinaldo Azambuja participa do lançamento da licitação da ponte em Porto Murtinho