Menu
Busca domingo, 16 de junho de 2019
NORMA

Nova definição mundial do quilograma entra em vigor

21 maio 2019 - 08h30Por Daniela Teófilo com informações do History Channel

Na última segunda-feira (20) entrou em vigor a nova definição do quilograma. A unidade de medida de peso tinha como referencial até o momento um objeto físico, chamado IPK, que é um cilindro de platina e irídio com 3,9 centímetros de tamanho.

A partir de agora, a definição do quilograma será feita por meio de uma constante matemática, segundo a decisão tomada no final de 2018, pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) em Versalhes, na França.

A razão para ter feito a mudança foi o desgaste do cilindro IPK, que sofreu uma variação ínfima de peso. O objeto é conservado desde 1889 no Escritório Internacional de Pesos e Medidas na cidade francesa de Sevres. Com a ação do tempo, houve uma mínima desintegração do Grande K.

Com a constante matemática (chamada de Constante de Planck), não há risco de o peso variar. Para que ela possa ser calculada é necessário o uso de um equipamento de alta precisão chamado de balança de Kibble. Como agora esse dispositivo se provou suficientemente confiável para realizar o cálculo de padronização do quilo, decidiu-se deixar de lado o Grande K.

Na prática, não haverá nenhuma mudança imediata. Por segurança, o padrão baseado no cilindro não será aposentado de vez. Os dois sistemas deverão conviver paralelamente por alguns anos. Isso porque a balança de Kibble é muito cara e muitos países ainda não têm condições de bancá-la. No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) guarda uma cópia do IPK (feita com uma liga de 90% de platina) que continuará a servir de referência nacional. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Com apoio de professores, estudantes marcham até UFGD e ocupam reitoria
NAVIRAÍ
Agentes brigam dentro de penitenciária por discordarem de ordens da diretoria
POLÍTICA
Moro diz que pode ter cometido um "descuido formal"
POLÍCIA
Homem tenta matar esposa após denúncia por agressão