Menu
Busca quarta, 21 de agosto de 2019
NORMA

Nova definição mundial do quilograma entra em vigor

21 maio 2019 - 08h30Por Daniela Teófilo com informações do History Channel

Na última segunda-feira (20) entrou em vigor a nova definição do quilograma. A unidade de medida de peso tinha como referencial até o momento um objeto físico, chamado IPK, que é um cilindro de platina e irídio com 3,9 centímetros de tamanho.

A partir de agora, a definição do quilograma será feita por meio de uma constante matemática, segundo a decisão tomada no final de 2018, pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) em Versalhes, na França.

A razão para ter feito a mudança foi o desgaste do cilindro IPK, que sofreu uma variação ínfima de peso. O objeto é conservado desde 1889 no Escritório Internacional de Pesos e Medidas na cidade francesa de Sevres. Com a ação do tempo, houve uma mínima desintegração do Grande K.

Com a constante matemática (chamada de Constante de Planck), não há risco de o peso variar. Para que ela possa ser calculada é necessário o uso de um equipamento de alta precisão chamado de balança de Kibble. Como agora esse dispositivo se provou suficientemente confiável para realizar o cálculo de padronização do quilo, decidiu-se deixar de lado o Grande K.

Na prática, não haverá nenhuma mudança imediata. Por segurança, o padrão baseado no cilindro não será aposentado de vez. Os dois sistemas deverão conviver paralelamente por alguns anos. Isso porque a balança de Kibble é muito cara e muitos países ainda não têm condições de bancá-la. No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) guarda uma cópia do IPK (feita com uma liga de 90% de platina) que continuará a servir de referência nacional. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Jovem é preso por estupro após "dormir" com namorada de 11 anos
ECONOMIA
Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido
POLÍCIA
Polícia prende homem acusado de mandar drogas a São Paulo
GERAL
Polícia Federal prende estrangeiros acusados de contrabando de pessoas