sexta, 26 de abril de 2024

Inscrições para o Desafio Sebrae encerram amanhã

Inscrições para o Desafio Sebrae encerram amanhã

17 maio 2012 - 13h55
Divulgação (TP)

Estimular o espírito empreendedor nos jovens, desenvolver a capacidade gerencial e habilidades para trabalhar em equipe estão entre as propostas do Desafio Sebrae, uma competição virtual, que simula os desafios do dia a dia de uma empresa. Direcionadas a estudantes universitários, as inscrições podem ser feitas até amanhã, dia 18 de maio.



Durante o jogo, as equipes, de dois a cinco participantes, tem a possibilidade de vivenciar em ambiente virtual a gestão de um negócio próprio, podendo exercitar na prática aspectos como escolha de fachada, layout interno da loja, investimentos em capital de giro, marketing, ações promocionais, seleção e contratação de pessoal, entre outras.



“Eles têm a autonomia para tomar decisões e gerenciar como se fossem os donos da empresa. Cada decisão acertada vale pontos assim como as decisões erradas os mantem atrás dos demais competidores, que na vida real, seriam as empresas concorrentes”, explica a gestora estadual do Desafio Sebrae, Maria Cristina Campaner.



A cada edição um novo tipo de empreendimento é eleito para o jogo. Este ano, os participantes terão que gerenciar uma empresa do ramo de fruticultura e trabalhar com três linhas de produtos: polpa, sorvete de frutas tropicais e suco, tomando decisões sobre produção e prestação de serviço de alimentação.



José Carlos Nogueira Junior é um dos integrantes da equipe Camorra, vencedora da etapa sul-mato-grossense do ano passado. Para o estudante de Direito, o mais interessante do jogo é a realidade que ele transmite. “Na competição é possível ter uma ideia da empresa como um todo, produzir, vender e gerenciar como em um negócio verdadeiro”, afirma José.



A gestora estadual do Desafio Sebrae, Maria Cristina Campaner, reforça que o jogo não é voltado apenas para os cursos de administração e contabilidade e que serve como aprendizado para o futuro de qualquer profissional. “Precisamos aprender a administrar nossa vida, tomar decisões rápidas no cotidiano e viver situações que fogem ao nosso alcance, para isso, temos que ter um espírito empreendedor”, expõe.



Etapas



A competição começa em nível estadual. Irão disputar num primeiro momento estudantes das universidades da Capital e interior do Estado. A equipe que vencer em Mato Grosso do Sul irá para etapa nacional e o ganhador no País disputa na competição internacional.



Os vencedores da etapa nacional ganham uma viagem ao exterior para conhecer algum importante centro de empreendedorismo do mundo, além de um MBA com carga horária de 410 horas para cada participante e um Curso de Inovação na Coppe/UFRJ.



Novidades



A partir deste ano, além dos computadores, o Desafio Sebrae também poderá pode ser jogado através de aplicativo desenvolvido para tablets e smartphones. Agora também, as equipes podem ter no mínimo dois participantes e haverá premiações para os professores que orientam os alunos.



Inscrições



As inscrições para o Desafio Sebrae se encerram amanhã (18) e podem ser feitas no site www.desafio.sebrae.com.br. Mais informações na Central de Atendimento do Sebrae pelo 0800 570 0800

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha