sexta, 26 de abril de 2024

Número de infartos aumenta 30% no inverno; especialistas dão dicas de prevenção

27 junho 2012 - 10h44Por Uol
O número de infartos no inverno aumenta quase 30% em relação às outras épocas do ano. Os dados são de uma pesquisa publicada pelo British Medical Journal, periódico científico inglês.

O estudo concluiu que o aumento do risco de infarto em ambientes com temperaturas mais baixas podem ser um indicador de aumentos na mortalidade relacionados ao frio.

Segundo disse ao UOL o cardiologista Stephan Lachtermacher, da unidade cardiointensiva do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio de Janeiro, o risco é maior principalmente em pessoas mais velhas e com doença na artéria coronária.

A relação entre o frio e a incidência de infarto no período do inverno e se apoia em três hipóteses: no inverno, aumentam os casos de inflamação nos vasos, gripes e doenças respiratórias. Esse processo inflamatório agrava a ateroesclerose, formação de placas de gordura na parede dos vasos. Isso diminui o diâmetro do vaso, o que coloca em risco as artérias.

A segunda hipótese se baseia na vasoconstrição (que é a contração dos vasos sanguíneos) para manter o equilíbrio térmico do corpo.

Uma terceira hipótese é que, com o frio, o sangue pode ficar mais viscoso, mais denso. “Por isso, é necessário ingerir mais líquido, até mais que durante o verão. Para um adulto saudável, uma quantidade razoável indicada é manter a ingestão de dois litros por dia”, disse Lachtermacher.

Líquidos

Nas cidades brasileiras mais frias, o cardiologista recomenda que as pessoas mantenham-se mais agasalhadas e consumam bebidas mais quentes como chá ou até um achocolatado.

Para uma pessoa saudável, o cardiologista ainda recomenda beber diariamente uma dose de taça de vinho tinto (120ml) que é benéfico para o coração, “mas de forma moderada”, orienta.

Para evitar o excesso de peso que não faz bem ao coração na estação mais fria do ano, o ideal, segundo o nutricionista do INC, Marcelo Barros, é substituir os alimentos muito calóricos por versões mais light.

Exercícios

“No inverno, as pessoas tendem a comer mais e fazer menos exercícios físicos”, admite Barros. No entanto, é importante manter prática de atividade física para manter o corpo aquecido. A orientação é praticar pelo menos 30 minutos de exercícios diários ou uma média de 150 minutos por semana bem distribuídos, como três vezes de 50 minutos.

“É a atividade física que vai manter o corpo aquecido e fazer com que a pessoa tenha menos necessidade de comer para se esquentar”, afirma o nutricionista. Logo depois de praticar exercícios físicos, o organismo libera substâncias que garantem a saciedade por cerca de 40 minutos.

Alimentação

Como nem todo mundo mantém a ingestão de saladas no inverno, a sopa quente é uma boa pedida, salienta o especialista. Especialmente sopas de legumes como berinjela, cenoura, abóbora e até sopa com aveia.

Contudo, é preciso evitar sopas cremosas, que geralmente levam creme de leite. Em média, uma sopa de legumes tem entre 200 e 250 calorias por porção; já quando se acrescenta creme de leite, o valor calórico pode chegar a 400 calorias por prato.

“Uma sopa de legumes vai bem com azeite de oliva extra virgem, que tem antioxidante e diminui o processo inflamatório. O azeite tem a gordura monossaturada que aumenta o HDL, o colesterol bom, e ajuda a controlar a taxa de glicose no sangue”, sugere Barros.

Para uma pessoa saudável, orienta-se ingerir uma colher de sopa de azeite para cada refeição, almoço e jantar. Já para quem está acima do peso, a recomendação é uma colher de sobremesa de azeite oliva no almoço e no jantar.

Para substituir o pão com manteiga no café da manhã, vale fazer uma “bruschetta abrasileirada” com pão francês, azeite de oliva e orégano, podendo-se acrescentar alguns cubinhos de tomate.

Nas massas, o problema é o molho. “Uma massa com molho de tomate ou al pesto com manjericão é o recomendável, mas evite molho quatro queijos e molho branco. O molho quatro queijos tem gordura saturada que aumenta três vezes o colesterol ruim, o LDL, no sangue”, diz Barros. Um indivíduo pode consumir no máximo até 7% de gordura saturada por dia.

“O colesterol alto é silencioso e não tem sintomas. Metade das pessoas que morrem de causa súbita do coração tem colesterol alto e não sabia", adverte o especialista.


Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue