sexta, 26 de abril de 2024
AGEPAN

Para ampliar suporte a custodiados indígenas, Agepen se reúne com representantes da Funai em MS

12 agosto 2020 - 10h45Por Portal do MS

Em prol de um oferecimento de pena específico aos que se autodeclaram indígenas, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) se reuniu, nesta semana, com representantes regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Mato Grosso do Sul.

Por videoconferência, o encontro teve o intuito de articular ações conjuntas para o oferecimento de assistência especializada aos povos indígenas que se encontram no sistema prisional, bem como, aos egressos.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o objetivo é oferecer um suporte maior a esse público-alvo e uma reintegração social mais efetiva, seguindo diretrizes nacionais como a Resolução nº 287 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e a Nota Técnica do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Reunião foi realizada por meio de videoconferência.

A Funai atua como órgão tutelar dos direitos dos povos indígenas e é responsável por realizar a articulação interinstitucional para o desenvolvimento de políticas públicas específicas. Em Mato Grosso do Sul, se divide em três diferentes coordenações regionais, localizadas na capital, Dourados e Ponta Porã; realizando a supervisão de nove Povos Indígenas.

Atualmente, a Agepen possui 349 custodiados, em todo o Estado, que se autodeclaram índios. Desta forma, para atender as demandas desses reeducandos, a Funai auxiliará na verificação junto à família de cada preso referente à situação econômica, social, assim como, circunstâncias individuais que precisam ser levantadas antes do recebimento da progressão de regime, de forma a facilitar o retorno ao convívio social.

Além disso, a Diretoria de Assistência Penitenciária (DAP) da Agepen irá implementar o protocolo de atendimento ao indígena dentro do sistema prisional de MS, seguindo as diretrizes nacionais. “Vamos articular junto às secretarias municipais e Estadual de Assistência Social também para verificar as possibilidades no suporte a esses apenados e egressos”, ressaltou a diretora da DAP, Elaine Arima Xavier Castro.

Já estão em andamento tratativas entre a Funai, CNJ e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Coordenadoria das Varas de Execução Penal de MS (Covep), referente à população indígena de MS em cumprimento de pena e assistência ao egresso.

Participaram da reunião os procuradores Regina Flávia Azevedo Marques e Tiago Figueiredo; os representantes regionais da Funai, Crizantho Alves Fialho Neto, Fábio Azevedo, Jackson Reis, Rebecca Dalbinie e José Vitor Dalla Nora; além do chefe de Gabinete da Agepen, Valdimir Ayala Castro, e o diretor de Operações, Acir Rodrigues.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue