sexta, 26 de abril de 2024

Pastagem ocupa 58% do solo de Mato Grosso do Sul

Pastagem ocupa 58% do solo de Mato Grosso do Sul

22 maio 2012 - 16h30
Midiamax


De acordo com a unidade técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul, a maior parte do solo de Mato Grosso do Sul é ocupada por pastagem, espaço equivalente a 58% de toda área agricultável do Estado. A área remanescente se iguala a 31,35%, deixando a soja com 5,07% do total da área e os outros 6% divididos entre o cultivo do eucalipto, algodão, milho, arroz, mandioca, cana-de-açúcar, pinus e outros.

“MS foi aberto com a pecuária extensiva, e só depois veio a agricultura”, afirma o pesquisador Armindo Kichel, palestrante do Programa Mais Pastagem, que será desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, nos dias 23 e 24 de maio, respectivamente nas cidades de Inocência e Ribas do Rio Pardo.

O Brasil possui 172 milhões de hectares destinados a pastagens e campos naturais, equivalente a 48% da área agricultável do país. “A pastagem é o principal componente da exploração da pecuária de corte e leite, em segundo lugar vem o animal com sua genética e sanidade, além de que toda a lucratividade do produtor e o ganho animal são diretamente proporcionais à abundância e qualidade dos pastos de cada propriedade”, diz Kichel.

João Pedro Cuthi Dias, consutor de mercado e Armindo Kichel, também pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Gado de Corte deverão instruir cerca de 200 produtores rurais durante o Mais Pastagem, ciclo de palestras dessa quarta semana do mês de maio. Os interessados nas orientações deverão procurar o sindicato rural das cidades de Inocência e Ribas do Rio Pardo para mais informações ou pelo site do Senar/MS senarms.org.br, onde poderão realizar as inscrições gratuitamente.

Mais Pastagem – Posteriormente, Inocência e Ribas do Rio Pardo, o Programa Mais Pastagem tem agenda nas cidades de Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Campo Grande, Santa Rita do Pardo e Paranaíba. O ciclo de palestras é uma iniciativa do Senar/MS, Famasul e Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural - Funar, em parceria com sindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Embrapa Gado de Corte e Seprotur.

Sobre o Senar - E uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. Para mais informações ou para realizar sua inscrição, acesse: http://www.senarms.org.br/programas_e_projetos/mais_pastagem

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha