Menu
Busca sábado, 28 de novembro de 2020

Pesquisadores da UFGD descobrem mais dois sítios arqueológicos em MS

Pesquisadores da UFGD descobrem mais dois sítios arqueológicos em MS

18 dezembro 2011 - 08h40Por Assessoria
Uma Equipe da Universidade da Grande Dourados formada pelo Prof. Rodrigo Luiz Simas de Aguiar, doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca (Espanha), Keny Marques Lima Graduado em Turismo pela UEMS e mestrando em Antropologia pela UFGD e também Laio Guimarães Freitas, Acadêmico de Ciências Sociais da UFGD, estiveram em Alcinópolis, município localizado ao norte de Mato Grosso do Sul para fazer o levantamento dos sitos arqueológicos com arte rupestre em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, já o mestrando em arqueologia Keny Marque estará fazendo um levantamento da região Centro Norte de Mato Grosso do Sul.

Nos primeiros dias foram feitas visitas nos sítios já catalogados e que fazem parte do Roteiro turístico “Rota dos Sítios Arqueológicos”, dentre eles o Sítio “Templo dos Pilares” , maior sítio arqueológico do Estado, com mais de duas mil gravuras e pinturas rupestres, que deixou os pesquisadores impressionados com tanta beleza. No Sítio do Pitoco e do Barro Branco também não foi diferente a admiração com a complexidade da arte rupestre encontrada em Alcinópolis, confirmando o título de Capital Estadual da Arte Rupestre.

No terceiro dia foi feita um avaliação de uma futura prospecção de localizar novos sítios arqueológicos e a surpresa foi maior ainda, pois em menos de 2 horas foram encontrados mais dois sítios o que deixou os pesquisadores animados em futuras expedições de prospecção. Os sítios encontrados nunca tinham sido visitados e foram feitos os devidos registros para o reconhecimento junto a Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), os sítios estão na zona de amortecimento da Unidade de Conservação “Monumento Natural Serra do Bom Jardim”, onde estão concentrados vários sítios arqueológicos, entre eles o Templo dos Pilares.

O trabalho que está sendo realizado pelos pesquisadores da UFGD servirá de base para o reconhecimento de Patrimônio Estadual e Nacional dos sítios de Alcinópolis, e quem sabe futuramente, Patrimônio da Humanidade.

A Prefeitura de Alcinópolis através da Secretaria de Desenvolvimento deu total apoio na receptividade e apoios logístico para a equipe de pesquisadores e foi acompanhado pelos Técnicos Erciliomar Furquim e Edilson Cotonette da secretaria de Desenvolvimento. O Secretario de Desenvolvimento, Elisberto Bufinha também esteve na maioria das expedições e comentou a importância da presença dos pesquisadores para Alcinópolis, para consolidar o Município como referência em arte rupestre, tanto na pesquisa quanto na conservação dos sítios, através de investimento do ICMS ecológico foi proposta uma parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados para futuras visitas técnicas.

Na oportunidade os pesquisadores fizeram uma visita ao Prefeito Alcino Carneiro onde mostraram as grandes oportunidades que podem surgir para geração de emprego e renda com visitação aos sítios arqueológicos e eventos que poderão ser realizados sobre o tema no Município, onde citaram o exemplo de São Raimundo Nonato no Piauí que reuniu mais de 800 pessoas no “Global Rock Art” – Congresso Internacional de Arqueologia e Arte Rupestre, pesquisadores de mais de 40 países compareceram a esse evento.

O Prof. Rodrigo Luiz Simas de Aguiar no ultimo dia disse da satisfação em conhecer o município, não só pela grande quantidade de sítios arqueológicos de arte rupestre, mas também a hospitalidade de todos que os receberam, disse também que foi uma semana muito produtiva que superou todas as expectativas, as imagens fotografadas e coletada através de folhas de plásticos serão processadas no Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história (ETNOLAB) da Universidade Federal da Grande Dourados, para analise digital.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
PMA de Jardim e Bonito fiscalizam o rio Miranda e da Prata e apreendem petrechos ilegais à pesca
BOLETIM COVID
Capital registra 1.178 novos casos nas últimas 24 horas
CULTURA
Blues e Rock embalam as lives do Som da Concha deste fim de semana
BOLSA FAMÍLIA
Beneficiários do programa receberão em poupança digital