sexta, 26 de abril de 2024

Professora dá dicas sobre os direitos em compras pela internet

Professora dá dicas sobre os direitos em compras pela internet

31 julho 2012 - 10h20
*Fonte: Douranews




Aumentou consideravelmente na última década o número de clientes e de empresas especializadas em vendas através da internet. Por ser um método novo de compra, algumas pessoas acabam por não saberem ao certo quais são seus direitos. A professora universitária de Direito, Tânia Rejane de Souza, apresenta algumas orientações para quem quer comprar com segurança na rede mundial de computadores.

De acordo com ela, o primeiro passo antes de efetuar uma compra pela internet é conhecer melhor a empresa na qual o consumidor deseja adquirir o produto. “A pessoa tem que analisar primeiro se esta empresa que está comprando é legal no mercado. Em todas as páginas da internet tem o cadastro da empresa, o CNPJ, o telefone, é interessante que faça uma verificação, mas procure dar preferência para empresas que você já conhece e sabe que tem um renome no mercado”, explica.

O consumidor também pode desistir da compra que efetuou pela internet, porém deve ficar atento ao prazo definido para isso. “No e-Commerce, é como se denomina o mercado pela internet, você tem a possibilidade de desistir da compra durante sete dias, este é o período para desistir da compra efetuada, independente de motivo. Você vai acionar a empresa, ligar e dizer que desistiu da compra e ela tem que fazer o ressarcimento do valor que você já passou”, explica Tânia.

Nas compras pela internet o consumidor também tem direito a garantia, mas também deve se atentar aos prazos estabelecidos, “o consumidor tem que entender que se o produto dele estragou, ele vai mandar para a garantia e o fabricante tem, por lei, 30 dias para fazer esta análise, se ultrapassou este limite e não voltou o produto, ai sim, o consumidor pode exigir o abatimento proporcional do preço, o valor de volta ou outro produto qualquer, no valor ou acima do valor”, comenta. Outra dica da professora Tânia é guardar todos os comprovantes da compra, pois podem ajudar caso aconteça algum problema.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue