sexta, 26 de abril de 2024

Projeto piloto é fruto de parceria entre o Sebrae e o Senar.

04 setembro 2012 - 17h20
Divulgação (TP)

Promover melhorias nas propriedades rurais, através de tecnologias e métodos inovadores que proporcionam maior rentabilidade ao produtor. Com esse objetivo, o Sebrae desenvolve uma parceria com Senar, através dos projetos Sebraetec e Mais Inovação, que há seis meses atende a 31 fazendas dos municípios de Inocência e Aparecida do Taboado-MS.



Após levantamento sobre as áreas das propriedades (pastagem, floresta plantada, mata ciliar e reserva legal), conhecendo clima, solo e culturas fixadas na região, iniciou-se a atuação com 11 profissionais de Ciências Agrárias (Agronomia e Medicina Veterinária) para poder levar aos produtores familiares uma proposta de renovação e manejo adequado.



“É um projeto piloto, inédito no Estado, que tem a intenção de ser replicado em várias outras regiões do MS para mudar a realidade dos empreendimentos rurais, proporcionando melhor produção e maior produtividade utilizando o mesmo ambiente”, ressalta o gerente de Agronegócios do Sebrae no MS, Marcus Rodrigo de Faria.



Mais uma etapa será realizada na próxima quinta-feira, 6 de setembro, quando a equipe do Sebraetec visitará algumas destas propriedades para orientar os produtores quanto à otimização do espaço para produção, recuperação de áreas ambientais degradadas, modernização do processo produtivo e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).



Incentivo à sustentabilidade



Os trabalhos de diagnóstico e consultoria são gratuitos, cabendo ao produtor apenas custear o investimento necessário para implementar as melhorias sugeridas. O projeto segue até o mês de novembro.



“Levantamos custos e projeções de retorno financeiro. Isto tudo está documentado, em forma de projeto, com foco sustentável; de maneira que ele possa levar ao banco e conseguir subsídio junto ao Programa ABC”, explica Marcus Rodrigo.



O Agricultura de Baixo Carbono (ABC) é um programa de crédito criado em 2010 pelo governo federal e prevê subsídios aos produtores que realizarem na fazenda projetos que promovam a redução da emissão de gases efeito estufa no campo. De acordo com o Plano Safra 2012-2013, lançado em junho, as linhas de crédito do Programa ABC terão disponíveis R$3,4 bilhões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue