quinta, 25 de abril de 2024

Simone assume; André comanda por telefone

Simone assume; André comanda por telefone

06 janeiro 2012 - 15h50
Correio do Estado

O governador André Puccinelli (PMDB) comandará Mato Grosso do Sul pelo telefone nos próximos dezoito dias, durante suas férias. A vice-governadora Simone Tebet (PMDB), que assume amanhã o posto de chefe do Executivo estadual, adiantou que recorrerá a linha direta com André para ele resolver eventuais problemas que possam surgir em sua ausência.

"Se tiver algum caso extraordinário a gente tem um contato com o governador, a gente liga e ele autoriza. Eu não vou agir de forma diferente do que o governador faria e nem além do que me foi delegado", afirmou Simone.

A vice declarou estar devidamente preparada para assumir o Governo e acompanhar os trâmites e obras em andamento devido a sua experiência com administração pública na Prefeitura de Três Lagoas. Ela também já assumiu o comando do Estado no ano passado, durante as férias de André.

"As coisas aconteceram normalmente, já tinha experiência de administração pública e sei como as coisas funcionam — empenho, ordem de serviço, sei toda a movimentação orçamentária financeira", comentou Simone, ao lembrar que em 2011 não foi necessário acionar o governador durante seu período de descanso. "Ano passado eu não precisei (ligar), o que foi feito foi avalizado e o governador concordou mesmo depois que ele chegou", acrescentou.

Ela destacou, entretanto, que não hesitará em recorrer a André se detectar em alguma secretaria situação que os secretários não tenham autonomia para resolver, principalmente relacionada a questões financeiras, única área recomendada pelo governador. "Só não pode abrir o cofre demais, essa é a única recomendação que eu vou fazer", disse ele anteontem, durante evento em seu gabinete.

Apesar de apostar que o período de férias de André será tranquilo — devido ao recesso parlamentar, por não ter sido iniciado o ano letivo e com muitas pessoas ainda viajando — Simone não descartou que possam ocorrer imprevistos na próxima quinzena. "A gente nunca sabe, 24h é muito tempo dentro do Governo, precisa ser cuidado", alertou.

Conforme a vice-governadora, "sempre tem alguma coisa" que exige decisões fora de praxe e, nesse caso, ela recorrerá a André. Para Simone, são secretarias propensas a imprevistos as da Saúde e de Segurança Pública, por exemplo. Além disso, ela disse acreditar que possam surgir gastos extra ou atividades em outras pastas que exijam o aval do governador e, se isso ocorrer, ela certamente recorrerá a ele. "Se eu acho que não é alguma coisa que de praxe os secretários têm autonomia financeira, que precise da autorização do governador e eu ache que tenha que ligar", detalhou.

Descanso

O governador André Puccinelli sairá em férias a partir de amanhã e viajará com os filhos, netos, genro, nora e a esposa para Natal (RN). A vice-governadora Simone Tebet comandará o Executivo até o retorno do governador, previsto para o dia 24 de janeiro. Assim que voltar a seu posto, no dia 25, André viajará ao Uruguai para conhecer o funcionamento do porto hidroviário de Nueva Palmira.


Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue