sexta, 26 de abril de 2024
MUDANÇAS

Sistema de comuniçação dos municípios passa a ser integrado com o Estado

27 fevereiro 2018 - 14h05
Os municípios de Mato Grosso do Sul que optarem pela adesão de convênio firmado entre Governo do Estado e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), passarão a utilizar o Sistema de Comunicação Eletrônica eDOCMS a partir do dia 12 de março.

Ontem (26), o secretário-adjunto de Estado de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, participou do encontro de prefeitos na Assomasul, onde destacou a importância do sistema eDOC como avanço tecnológico para os municípios.

"Transformar um Estado analógico em digital é um dos compromissos do governador Reinaldo Azambuja. E o eDOCMS é um sistema que revolucionou a comunicação interna no Estado. Com ele nós desburocratizamos, agilizamos a comunicação e economizamos milhões de folhas de papel. Só ano passado foram mais de 400 mil correspondências que nós deixamos de imprimir. Para os municípios será um grande avanço, pois hoje chega a levar mais de uma semana a correspondência de um município até o Estado. Com o eDOCMS isso acontecerá em questão de segundos", avaliou.

Utilizado há dois anos pelo Governo do Estado, o eDOCMS entra em produção a partir do dia 12 de março para os municípios que fizerem a adesão. Gestor do sistema, o servidor Antonio Muller, explica que a metodologia de treinamento será a mesma utilizada para implantação nos órgãos estaduais. "Além de treinamento presencial e liberação do sistema, daremos todo suporte necessário para os municípios que irão designar dois servidores para passar por capacitação" pontua Muller.

Elaborado em vários níveis, o sistema permite acessos diferenciados aos gestores, colaboradores, gestores em nível de substituição e repasse de documentos. Um dos grandes avanços do sistema é a certificação digital que permite a assinatura digital do gestor, ou seja, os gestores municipais poderão validar toda documentação que será enviada o Governo do Estado de forma simples e rápida.

Outro convênio celebrado entre Estado e Assomasul, prevê o intercâmbio de cursos ofertados pela Fundação Escola de Governo (Escolagov) para os municípios de Mato Grosso do Sul.

Durante o evento o diretor-presidente da Escolagov, Wilton Paulino Junior, apresentou o portfólio de cursos disponíveis na modalidade Ensino a Distancia (EaD) para os municípios, e orientou sobre a documentação necessária para aderir à parceria.

O novo Portal do Aluno, da Escolagov, tem como objetivo facilitar o acesso do servidor público aos cursos de qualificação profissional por meio de um canal fácil e interativo, e será lançado nesta quinta-feira (1°.3), às 9h. Com layout moderno e novas ferramentas de acesso, a plataforma vai permitir a integração de sistemas facilitando o cadastro e otimizando o acesso dos servidores ao conteúdo em um formato rápido e fácil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue