sexta, 26 de abril de 2024

SO pode ter quatro casos de sarampo

SO pode ter quatro casos de sarampo

17 outubro 2011 - 10h34Por Diário
Uma criança de 5 anos, aluna do Colégio Oswald de Andrade, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, pode ser a quarta vítima do sarampo neste ano na cidade. De acordo com a diretora da escola, Maria Antonieta Giovedi, o Centro de Vigilância Epidemiológica da região confirmou que se trata realmente de sarampo e já realizou o bloqueio vacinal em todos os estudantes para evitar a disseminação da doença. A Secretaria Municipal da Saúde, porém, informou, em nota, que não há confirmação que a criança esteja com sarampo.

Outros três casos - todos em bebês com menos de 1 ano - são investigados. Eles foram registrados no bairro do Butantã, também na zona oeste, conforme notificou o Estado na quarta-feira. Na nota, a secretaria afirma que "o sarampo é uma doença em erradicação no Brasil, portanto, a avaliação de cada um deles (cada caso) deve passar por diversos processos até a confirmação, o que inclui a análise do Laboratório de Referência Nacional, que está em andamento".

De acordo com a pasta, o município de São Paulo atingiu, em campanha recente, 97% da cobertura vacinal contra o sarampo. O porcentual superou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 95%.

Brasil - O Brasil lançou seu programa de eliminação do sarampo em 1992 e registrou a última epidemia da doença entre 1996 e 1997. O País foi o primeiro nas Américas a entregar um relatório para certificação de eliminação do sarampo, no ano passado.

Apesar disso, foram registrados em 2010 dezenas de casos nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Sul e Pará. Na ocasião, as ocorrências foram relacionadas a vírus importados da África do Sul e da Europa, segundo o Ministério da Saúde.

Uma das doenças mais antigas do continente, o sarampo teve sua transmissão autóctone interrompida no território brasileiro em 2000, com o último caso registrado em Mato Grosso do Sul.

Sintomas. Os sintomas do sarampo são manchas avermelhadas na pelear, que começam no rosto e seguem em direção aos pés, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha