quinta, 25 de abril de 2024

Torcedor é condenado a pagar 251 mil euros por agressão a árbitro

11 janeiro 2012 - 16h13Por UOL
A Audiência Nacional da Dinamarca condenou nesta terça-feira um torcedor a pagar uma indenização de 251 mil euros à Federação Dinamarquesa de Futebol pela agressão ao árbitro da partida entre Dinamarca e Suécia, disputado em junho de 2007.

Com o incidente, os dinamarqueses perderam a partida, o estádio nacional de Parken foi fechado por dois jogos e a Uefa multou a Federação local.

A indenização é o dobro do que foi estipulado há dois anos por um tribunal de primeira instância, cuja decisão foi recorrida pelo próprio acusado.

A sentença considerou que o torcedor, de 33 anos, foi o responsável pelo ocorrido e deveria ter previsto que seus atos poderiam provocar uma perda econômica grande, além de exonerar a Federação Dinamarquesa de qualquer culpa.

O valor da pena resulta na soma imposta pela Uefa e as perdas estimadas ao time local, que teve que disputar duas partidas oficiais em estádios menores. Ainda assim, o valor da sentença é inferior aos 300 mil euros pedidos pela Federação.

O torcedor, chamado pela imprensa dinamarquesa de "tolo do futebol", declarou antes do julgamento, que caso o Tribunal desse razão a entidade, ele teria que declarar sua falência. Mas, o próprio secretário do organismo, Jim Stjerne Hansen, avisou nesta terça-feira que o importante era estabelecer uma responsabilidade civil do infrator.

"Não temos nenhuma esperança de conseguir todo o dinheiro e estamos prontos para discutir a quantia da compensação", afirmou Stjerne.

O incidente aconteceu no dia 2 de junho de 2007 em um jogo de Eliminatórias para a Eurocopa 2008. O árbitro alemão Herbert Fandel suspendeu o jogo entre dinamarqueses e suecos depois que um torcedor dinamarquês, que saiu correndo em estado de embriaguez da arquibancada, o agrediu após marcar pênalti a favor da Suécia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue