sexta, 26 de abril de 2024

Traficante Nem pode esclarecer casos de corrupção policial, diz secretário de Segurança

Traficante Nem pode esclarecer casos de corrupção policial, diz secretário de Segurança

14 novembro 2011 - 13h20
Uol

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse nesta segunda-feira (14) que o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, preso na quinta-feira (10), pode ajudar a elucidar casos de corrupção envolvendo policiais civis e militares.

Em entrevista à “TV Globo”, Beltrame disse que o depoimento do traficante Nem pode ser uma "oportunidade importantíssima" para elucidar esses casos de corrupção e não descarta o oferecimento de alguma medida judicial para que Nem contribua com a Justiça e a polícia.



Para o secretário, a operação de Choque de Paz, que ocupou, no domingo, a favela na favela da Rocinha, em São Conrado, bairro da zona sul da capital fluminense, foi "um trabalho de inteligência e não de guerra".
Segundo reportagem publicada pelo jornal “O Globo” na sexta-feira (11), o traficante Nem disse em depoimento na sede da Polícia Federal que metade do que faturava com a venda de drogas era entregue a policiais civis e militares.

O traficante disse também que a propina tinha como destino final uma série de agentes públicos e que teve lucro zero em determinados períodos por causa da frequência de pagamentos. Segundo estimativas da Polícia Civil, não confirmadas no depoimento, o traficante faturava mais de R$ 100 milhões por ano.

Serviços são retomados

Os serviços de coleta de lixo nas comunidades da Rocinha, do Vidigal e da Chácara do Céu, nas zonas oeste e sul do Rio, foram retomados nesta segunda-feira. A prefeitura havia interrompido a limpeza dessas favelas no sábado (12) devido à ocupação da região.

De acordo com a prefeitura, 157 homens --entre garis comunitários e da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb)-- limpam os locais com o apoio de caminhões basculantes, compactadores, retroescavadeiras e minitratores. Os serviços de conservação de logradouros e de manutenção da iluminação pública têm previsão para começarem na quarta-feira (16).

A ocupação

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro colocou em prática na madrugada de domingo (13) o planejamento de instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na favela da Rocinha.

Mais de três mil agentes das polícias Civil, Militar e Federal, além de fuzileiros navais operando blindados da Marinha, participam da ocupação.

A operação começou com incursões dos homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) em busca de traficantes que permanecem escondidos na favela.

Enquanto isso, policiais militares do Choque e dos batalhões da região ficaram responsáveis pelas ações no Vidigal e na Chácara do Céu. A comunidade foi cercada há alguns dias com o objetivo de evitar a fuga de traficantes durante a operação.

Os helicópteros "Caveirão" da Polícia Militar e Águia da Polícia Civil fecharam o espaço aéreo para apoio logístico. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 18 blindados da Marinha --dos tipos Clanf, M-113 e Piranha-- participaram da operação. Os criminosos jogaram óleo nas ruas da Rocinha para prejudicar a locomoção dos veículos, e os policiais encontraram certa dificuldade para avançar. Uma moto que supostamente pertencia a traficantes foi queimada pelos próprios moradores.

Por volta de 6h45, o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Pinheiro Neto, confirmou o sucesso da operação.

Segundo informações iniciais de policiais que trabalharam na megaoperação, apenas duas prisões foram realizadas, nenhuma das duas relacionadas com o tráfico de drogas. Um foragido por assalto à mão armada tentou escapar simulando mal estar e um homem foi preso com uma motocicleta irregular.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha