quinta, 25 de abril de 2024

Vai comprar um carro? Veja algumas dicas antes de fechar o negócio

02 julho 2012 - 11h06Por Infomoney
O consumidor que está disposto a comprar um carro, com certeza já deve ter pensado que o melhor momento é o atual, já que o preço dos automóveis caiu por conta da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Porém, é importante avaliar outros fatores além do preço, como a situação do orçamento familiar e outros gastos além das parcelas.

Dicas importantes

Segundo os consultores financeiros do programa Consumidor Consciente da MasterCard, Ricardo Pereira e Conrado Navarro, os consumidores devem tomar alguns cuidados para não se endividar ao adquirir um veículo. Veja quais são estes cuidados:

1. A redução da alíquota do IPI não quer dizer que o você precisa comprar um carro novo. A compra do carro novo implica uma série de cálculos importantes. Acima de tudo é importante respeitar o orçamento e planejar com muito critério a compra do automóvel.

2. Muitas pessoas agem na base do impulso lembrando apenas do valor da parcela do carro no momento de financiar a compra. É necessário considerar que juntamente com a parcela outras despesas precisarão ser muito bem contabilizadas (seguro, combustível, limpeza, manutenção, impostos, estacionamento) para que o consumidor seja surpreendido e tenha o orçamento comprometido.

3. Descubra qual o carro que a família necessita? Um sedan? Um hatch? Um utilitário? Uma boa dica é visitar os sites das montadoras e conhecer os modelos de veículos que elas oferecem. O Brasil já deixou, a um bom tempo, de ser um mercado de poucas montadoras presentes.

4. Na hora da compra leve sempre em conta o seu planejamento. Quando chegar na concessionária já saiba antecipadamente o quanto poderá pagar. O vendedor sempre levará em conta o melhor negócio para ele, por isso ponha em prática o poder de barganhar. Se o pagamento for a vista exija um bom desconto.

5. Cuidado com a emoção. Muitos problemas financeiros surgem quando algumas decisões são baseadas em momentos de emoção. A compra do carro novo pode ser um desses momentos. Opte por tomar a decisão de forma mais racional possível, visite a concessionária antes da compra e pesquise muito os modelos e oportunidades de compra.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue