Menu
Busca quinta, 28 de janeiro de 2021

Vai comprar um carro? Veja algumas dicas antes de fechar o negócio

02 julho 2012 - 11h06Por Infomoney
O consumidor que está disposto a comprar um carro, com certeza já deve ter pensado que o melhor momento é o atual, já que o preço dos automóveis caiu por conta da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Porém, é importante avaliar outros fatores além do preço, como a situação do orçamento familiar e outros gastos além das parcelas.

Dicas importantes

Segundo os consultores financeiros do programa Consumidor Consciente da MasterCard, Ricardo Pereira e Conrado Navarro, os consumidores devem tomar alguns cuidados para não se endividar ao adquirir um veículo. Veja quais são estes cuidados:

1. A redução da alíquota do IPI não quer dizer que o você precisa comprar um carro novo. A compra do carro novo implica uma série de cálculos importantes. Acima de tudo é importante respeitar o orçamento e planejar com muito critério a compra do automóvel.

2. Muitas pessoas agem na base do impulso lembrando apenas do valor da parcela do carro no momento de financiar a compra. É necessário considerar que juntamente com a parcela outras despesas precisarão ser muito bem contabilizadas (seguro, combustível, limpeza, manutenção, impostos, estacionamento) para que o consumidor seja surpreendido e tenha o orçamento comprometido.

3. Descubra qual o carro que a família necessita? Um sedan? Um hatch? Um utilitário? Uma boa dica é visitar os sites das montadoras e conhecer os modelos de veículos que elas oferecem. O Brasil já deixou, a um bom tempo, de ser um mercado de poucas montadoras presentes.

4. Na hora da compra leve sempre em conta o seu planejamento. Quando chegar na concessionária já saiba antecipadamente o quanto poderá pagar. O vendedor sempre levará em conta o melhor negócio para ele, por isso ponha em prática o poder de barganhar. Se o pagamento for a vista exija um bom desconto.

5. Cuidado com a emoção. Muitos problemas financeiros surgem quando algumas decisões são baseadas em momentos de emoção. A compra do carro novo pode ser um desses momentos. Opte por tomar a decisão de forma mais racional possível, visite a concessionária antes da compra e pesquise muito os modelos e oportunidades de compra.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Variante do coronavírus faz países suspenderem voos com o Brasil
NOVA ANDRADINA
Polícia Militar prende homem por porte de arma
ECONOMIA
IGP-M acumula inflação de 25,71% em 12 meses, revela pesquisa da FGV
IPVA
Desconto de 15% no pagamento à vista do IPVA termina nesta sexta-feira (29)