Menu
Busca domingo, 15 de setembro de 2019
DICA

Pinhão: veja como cozinhar e os benefícios desse ingrediente

01 agosto 2019 - 11h00Por Tudo Gostoso

O pinhão é uma semente que tem grande importância para a região Sul do país: é um ingrediente tradicional e versátil que se forma dentro da pinha fechada. Com o tempo, ela vai se abrindo, ficando perfeita para o consumo. O pinhão é cheio de benefícios para a saúde e seu modo de preparo é prático e fácil. Saiba mais sobre o pinhão e aprenda como cozinhá-lo a seguir:

Normalmente o pinhão é feito cozido, mas você também pode assá-lo. Essa semente é rica minerais, vitaminas e antioxidantes. Além disso, ele é rico em carboidratos, sendo uma grande fonte de energia. Experimente consumi-lo antes da academia ou entre as refeições: ele vai te trazer certa saciedade. Ficou com vontade de comer pinhão? Confira as dicas de como prepará-lo:

Escolha muito bem as sementes

Qualquer receita começa no mercado. Por isso, esteja atento à aparência das sementes: só escolha aquelas com um aspecto firme, com a casca mais brilhosa e a cor viva.

Preparando as sementes

Antes de levar o pinhão para a panela, lave-o muito bem embaixo da torneira, corte as pontas e veja se a parte de dentro da pinha está branca. Dica: isso vai impedir que você cozinhe sementes que já passaram da validade e com interior preto e escuro.

Cozinhando as sementes

Muitas pessoas tem o costume de fazer pinhão assado também, mas o modo mais prático e comum é na panela de pressão. Depois de higienizar as sementes, coloque-as dentro de uma panela de pressão e cubra com água. Deixe em fogo médio e, quando começar a chiar, conte 30 minutos, deligue e espere a pressão sair sozinha. Você pode deixar esfriando antes de consumi-lo ou comer quente mesmo. Dica: se você optar por comer quente, coloque 1 colher (café) de sal na panela e deixe ferver por mais 5 minutos. Verifique se o ponto está ao seu gosto, escorra e sirva!

Agora é só escolher alguma receita e começar a fazer essa maravilha. Aqui no site você encontra alguns pratos deliciosas com pinhão como arroz com pinhão, bolo de pinhão e farofa de pinhão com bacon. Dica: se você estiver com dificuldades de abrir a casca, use uma faca ou coloque 30 segundos no micro-ondas até ela amolecer!

Deixe seu Comentário

Leia Também

GALEÃO
Receita apreende mais de 46 quilos de heroína em aeroporto
ECONOMIA
Endividamento e inadimplência do consumidor têm alta em agosto
CAMPO GRANDE
Acusado de estuprar adolescentes teria escolhido casa ‘a dedo’, segundo polícia
POLÍCIA
Mulher que iniciava relacionamentos com idosos para furtar residências é presa