sexta, 26 de abril de 2024
DICA

Pinhão: veja como cozinhar e os benefícios desse ingrediente

01 agosto 2019 - 11h00Por Tudo Gostoso

O pinhão é uma semente que tem grande importância para a região Sul do país: é um ingrediente tradicional e versátil que se forma dentro da pinha fechada. Com o tempo, ela vai se abrindo, ficando perfeita para o consumo. O pinhão é cheio de benefícios para a saúde e seu modo de preparo é prático e fácil. Saiba mais sobre o pinhão e aprenda como cozinhá-lo a seguir:

Normalmente o pinhão é feito cozido, mas você também pode assá-lo. Essa semente é rica minerais, vitaminas e antioxidantes. Além disso, ele é rico em carboidratos, sendo uma grande fonte de energia. Experimente consumi-lo antes da academia ou entre as refeições: ele vai te trazer certa saciedade. Ficou com vontade de comer pinhão? Confira as dicas de como prepará-lo:

Escolha muito bem as sementes

Qualquer receita começa no mercado. Por isso, esteja atento à aparência das sementes: só escolha aquelas com um aspecto firme, com a casca mais brilhosa e a cor viva.

Preparando as sementes

Antes de levar o pinhão para a panela, lave-o muito bem embaixo da torneira, corte as pontas e veja se a parte de dentro da pinha está branca. Dica: isso vai impedir que você cozinhe sementes que já passaram da validade e com interior preto e escuro.

Cozinhando as sementes

Muitas pessoas tem o costume de fazer pinhão assado também, mas o modo mais prático e comum é na panela de pressão. Depois de higienizar as sementes, coloque-as dentro de uma panela de pressão e cubra com água. Deixe em fogo médio e, quando começar a chiar, conte 30 minutos, deligue e espere a pressão sair sozinha. Você pode deixar esfriando antes de consumi-lo ou comer quente mesmo. Dica: se você optar por comer quente, coloque 1 colher (café) de sal na panela e deixe ferver por mais 5 minutos. Verifique se o ponto está ao seu gosto, escorra e sirva!

Agora é só escolher alguma receita e começar a fazer essa maravilha. Aqui no site você encontra alguns pratos deliciosas com pinhão como arroz com pinhão, bolo de pinhão e farofa de pinhão com bacon. Dica: se você estiver com dificuldades de abrir a casca, use uma faca ou coloque 30 segundos no micro-ondas até ela amolecer!

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue