quinta, 25 de abril de 2024
SAÚDE

Analgesia e cesariana às gestantes são garantidas na rede pública de MS

04 julho 2019 - 12h30Por Dourados News

Projeto de lei apresentado na sessão de ontem (3/7) garante à gestante a possibilidade de optar pelo parto cesariano, a partir da trigésima nona semana de gestação, bem como a analgesia, mesmo quando escolhido o parto normal na rede de saúde pública. A cesariana eletiva só será realizada após a parturiente ter sido conscientizada e informada acerca dos benefícios do parto normal e risco de sucessivas cesarianas.

A autonomia da parturiente em decidir pelo parto cesariano deverá ser respeitada, e se não observada pelo médico, ele será obrigado a registrar as razões em prontuário, e em razão da divergência, poderá encaminhá-la a outro profissional.

Da mesma forma, será acatada a vontade da gestante que optar pelo nascimento do filho por parto normal, se apresentar as condições clínicas para isso. Nesses casos, também será garantida para a realização do parto normal a analgesia.

Para informação de todos deverá ser afixada nas maternidades, hospitais que realizam partos e instituições afins, placa com os seguintes dizeres: “Constitui direito da parturiente escolher cesariana, a partir da trigésima nona semana de gestação”.

Se a proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário, torna-se lei e entra em vigor na data de sua publicação.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue