sexta, 26 de abril de 2024

Anestesia em crianças pequenas pode causar problemas de aprendizado

30 agosto 2012 - 00h00Por Fonte: r7
As crianças menores de três anos que são anestesiadas para passar por uma cirurgia têm mais chances de desenvolver problemas de aprendizado no futuro, constatou um estudo citado nesta quarta-feira (29) pela imprensa australiana.

No entanto, a equipe de pesquisadores australianos e americanos advertiu que não tem evidências suficientes para aconselhar os pais a cancelarem ou adiarem uma operação caso isso seja possível.

A pesquisa, realizada pela Universidade da Austrália Ocidental com 2.868 crianças nascidas entre 1989 e 1991, foi publicada nesta semana na revista científica "Pediatrics".

A professora Britta Regli-von Ungern-Sternberg, uma das autoras do estudo, indicou que ficou comprovado que as crianças que foram anestesiadas e operadas com menos de três anos de idade tinham o dobro de chances de ter problemas de linguagem e o triplo de dificuldade para dominar o raciocínio abstrato aos dez anos.

— Mas o estudo não nos permite determinar se a causa destes atrasos cognitivos se deve à anestesia, à operação ou ao problema médico que requeria a intervenção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal