sexta, 26 de abril de 2024
ECONOMIA

Autoridades paraguaias apresentam oportunidades a empresários de MS

O secretário-executivo do CNIM do Paraguai, Ernesto Paredes, demonstrou como funcionam os mecanismos da chamada 'Lei de Maquila'

06 março 2018 - 15h20Por Da Redação

Autoridades do governo paraguaio apresentaram ontem (5), o cenário econômico e atrativos do país vizinho para empresários de Mato Grosso do Sul interessados em investir do outro lado da fronteira na abertura do “Encontro de Negócios MS-Paraguai”, promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e do Sebrae/MS.

A abertura do evento contou com a presença do superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Semagro, Bruno Gouvêa Bastos; do presidente do IEL, José Fernando Amaral; do embaixador do Brasil em Assunção, Carlos Alberto Simas Magalhães; do vice-presidente da Câmara de Comercio Paraguay Brasil, Junior Dantas; e do vice ministro de las Micro, Pequeñas y Medianas Empresas del Ministerio de Industria y Comercio do Paraguai; Victor Bernal. “Temos ações na Semagro para incentivar a instalação de indústria na região de fronteira e esse contato com empresários e com o governo paraguaio é fundamental”, comentou Bruno Bastos.

Em sua apresentação, o secretário-executivo do Conselho Nacional das Indústrias Maquiladoras do Paraguai, Ernesto Paredes, demonstrou como funcionam os mecanismos da chamada “Lei de Maquila”, regime especial em que a empresa mantém as atividades em seu país de origem e produz parte dos bens e serviços com uma pauta fiscal diferenciada no Paraguai. “Somente nos últimos quatro anos 107 novas empresas se instalaram no Paraguai por meio da Lei Maquila e 85% delas são brasileiras, dos setores metalúrgico, automobilístico e de brinquedos. E, diante do crescimento exponencial do Paraguai, esperamos que o número de empresas cresça ainda mais”, disse.

O diretor de Promoção de Investimentos da Rede de Investimentos e Exportações do Paraguai (Rediex), Carlos Paredes, apresentou as oportunidades para os empresários brasileiros no Paraguai, que, segundo ele, oferece um ambiente mais propício para os negócios. “O Paraguai hoje é o segundo país com melhor retorno dos investimentos, na casa do 22%. Para se ter uma ideia, enquanto uma mercadoria demora cerca de 120 dias para sair de um país asiático e chegar ao Brasil, do Paraguai leva, em média dez dias”, elencou Paredes ao citar os atrativos do Paraguai, falando, ainda, sobre a mão de obra abundante, energia elétrica mais barata, burocracia e carga tributária reduzidas em relação ao Brasil.

Nesta terça-feira (6), o Encontro continua no auditório do Sebrae-MS, desde cedo, com a apresentação da palestra “Indústria Sem Fronteiras”, do superintendente da Semagro, Bruno Bastos. A partir das 14h30, a delegação paraguaia realizou uma visita técnica ao Polo Industrial de Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

GERAL

Amazônia: garimpo cresceu 361% em terras indígenas de 2016 a 2022

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil