sexta, 26 de abril de 2024

Conceito de "água virtual" deve nortear consumo sustentável

27 agosto 2012 - 00h00Por Fonte:Terra
Em Estocolmo inicia-se a Semana Mundial da Água. Especialistas sugerem modelo global de sustentabilidade para agricultura, considerando o enorme volume de água "invisível", exportado junto com alimentos. "Água é vida. É o coração da economia verde. Por isso, temos que falar sobre eficiência no uso da água", enfatiza Kenza Robinson. Ela é a secretária das Nações Unidas para Água e trabalha no Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Undesa).

A água é usada em todos os lugares. No setor energético, a força da água é encarada como um meio para se produzir energia sem prejuízo à natureza, e sem acelerar a mudança climática global. A indústria precisa de grande quantidade de água para diversos produtos. Até mesmo na produção de um dos microchips usados no computador, são necessários 32 l de água, para um automóvel, a média é de 400 mil l.

A grande reciclagem

Porém, o setor que mais necessita de água é a agricultura, consumindo 70% dos recursos hídricos do mundo. A água não é usada somente na produção de alimentos, mas também nas culturas destinadas a atender à crescente demanda por biocombustíveis e rações de animais. Os recursos globais de água são parte de um gigantesco processo de reciclagem; nunca se produz mais água, a quantidade disponível é sempre a mesma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal

ECONOMIA

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

QUINA

Aposta feita em MS leva mais de R$ 11 milhões na Loteria