quinta, 25 de abril de 2024
POLÍTICA

Defesa de blogueiro bolsonarista preso em Campo Grande diz que ele não cometeu crime

28 junho 2020 - 12h00Por G1 MS

A defesa do blogueiro e jornalista Oswaldo Eustáquio, preso pela Polícia Federal em Campo Grande nesta sexta-feira (26), disse que ele não cometeu crime e muito menos tentou deixar o Brasil. Ele é investigado no âmbito que apura o financiamento de atos antidemocráticos.

Segundo o advogado Gustavo Moreno, a prisão de Eustáquio pode estar ligada à motivação política e ainda ressalta que o blogueiro foi alvo de censura e intimidação. Ele ainda afirma que o cliente é um jornalista diplomado e espera o apoio e um posicionamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

A ordem de prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator do inquérito que apura a captação de recursos para atos que defendem o fechamento do Congresso e do tribunal.

A TV Globo apurou que, nos monitoramentos, a Polícia Federal identificou que nos últimos dias Eustáquio esteve no município de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, e foi identificado risco de fuga. Por isso, a PF pediu a prisão do jornalista ao ministro do STF.

Ainda de acordo com a defesa, em nenhum momento Eustáquio cometeu crime e muito menos mostrou risco de deixar o Brasil. Gustavo reforçou que o jornalista foi preso em Campo Grande depois de visitar uma tia dele que reside em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Por conta da fronteira estar fechada devido à pandemia, o jornalista não chegou a ultrapassar a linha internacional e permaneceu do lado brasileiro, em Ponta Porã. A duas cidades são separadas por uma rua, por conta do fechamento da fronteira, agora tem uma cerca de arame farpado.

“Ele nem chegou a atravessar a fronteira porque o Paraguai está fechado. Ele só foi ali [fronteira] para vistar a tia e depois foi preso quando já estava em Campo Grande. Então, não tem cabimento de falar que ele queria deixar o país”, explica.
Ainda de acordo com a defesa, o jornalista pode ter sido preso por conta de censura e também por questão de querer intimidá-lo por forçá-lo a quebrar o sigilo de fontes que é tão respeitado pela liberdade e pelo o direito que os jornalistas têm.

A prisão é temporária e tem prazo de cinco dias, podendo ser prorrogada por mais cinco.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue