sábado, 27 de abril de 2024
REGIÃO

Economia de cidade do Estado é abalada após frigorífico da JBS fechar

Executivos alegaram dificuldades em regularizar multas de R$ 5 milhões

21 março 2018 - 12h20Por Da redação

O município de Cassilândia enfrenta desde segunda-feira (19), uma crise econômica em razão do fechamento da planta frigorífica de propriedade do grupo JBS. O fechamento do local, que tem capacidade para abater 500 cabeças diariamente e 2 milhões de animais por ano, impactará nos empregos diretos e indiretos de 684 famílias.

A informação foi confirmada pelo presidente do sindicato rural, Cilas Alberto de Souza, durante entrevista concedida na manhã de ontem (20).

Na ocasião, o representante dos pecuaristas da região explicou que a diretoria da JBS reuniu-se com o prefeito Jair Boni e informou que as multas assumidas pela antiga administração (Rodopa), no valor de R$ 5 milhões, e pagas trimestralmente inviabilizaram a continuidade das operações.

Segundo reportatem do Correio do Estado, outro fato decisivo foi a determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) impugnar a compra feita pela  JBS S/A referente a três unidades de abate de bovinos em 2012, nos municípios de: Santa Fé do Sul (SP), Cachoeira Alta (GO) e Cassilândia (MS).

"Estamos vivendo um trauma na cidade, pois os maiores empregadores são a prefeitura e o frigorífico JBS. É uma notícia que preocupa pelo impacto econômico, tanto a população quanto os empresários que terão de transportar os animais para abate em outros municípios, diminuindo ainda mais a margem de lucro", observa Souza.

O frigorífico mais próximo localiza-se em Goiás há 20 quilômetros, porém assim como o Frigorífico Estrela, localizado no estado de São Paulo (240 km), será necessário pagar Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). No lado de Mato Grosso do Sul, existe a Marfrig em Paranaíba (100 km) e Frigosul em Aparecida do Taboado (145 km).

Segundo o presidente, como o prédio do frigorífico pertence ao município existe uma possibilidade de que retorne para responsabilidade da administração municipal.

"Conversei com o prefeito e existe essa possibilidade, porém, a administração aguardará uma decisão definitiva. O lado positivo é que vários grupos da região demonstraram interesse em arrendar a planta, mas, ainda temos que aguardar os entendimentos", finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha