sexta, 26 de abril de 2024
PANDEMIA

Isolamento: Mato Grosso do Sul apresenta melhora no ranking nacional, mas fecha semana abaixo dos 40%

23 maio 2020 - 18h00Por Dourados News

Nesta sexta-feira (22.5) Mato Grosso do Sul apresentou uma melhora na posição do ranking nacional que mede a taxa de isolamento social dos Estados, e saiu do 26° para o 23° lugar, mas isso não significa que um maior número de sul-mato-grossenses tenha ficado em casa, e sim que houve diminuição da taxa de outras unidades da federação.

O percentual de pessoas que mantiveram as medidas restritivas de distanciamento social e permaneceram no perímetro de suas residências nesta sexta foi de 37,7%. O índice foi o mesmo mantido ao longo desta semana que mapeou as seguintes taxas: 38,1% (segunda), 37,5% (terça), 36,5% (quarta) e 36,7% (quinta).

Ocorre que o índice está muito abaixo dos 60% a 70% recomendados por autoridades mundiais de saúde como única maneira eficaz de conter a rápida disseminação do novo coronavírus. A falta desse isolamento já apresenta “resultados” em Mato Grosso do Sul que tem tido uma média de 50 novos casos confirmados de Covid-19 ao longo desta semana.

A movimentação de grande parte da população não deve ser parâmetro para os 37% que vem mantendo os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, pois o isolamento social pode salvar vidas. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) segue alertando para as consequências da falta de isolamento social e durante live deste sábado (23.5) que anunciou 53 novos positivos para a doença, convocou as famílias a ajudarem na corrente de conscientização.

“Isolamento social, medidas de higiene, etiqueta social e uso de mascaras serão fundamentais no enfrentamento dessa doença. Se aqui há menos casos do País, é resultado de um conjunto de ações que possibilitaram que chegássemos a esse controle da doença”, pontuou o secretário de saúde, Geraldo Resende, destacando que o enfrentamento da doença depende não só do poder público, mas de toda sociedade. 

Para conferir o detalhamento dos boletins da taxa de isolamento por cidades e o boletim epidemiológico da Covid-19, pode ser conferido no site www.coronavirus.ms.gov.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue