quinta, 25 de abril de 2024
NOTÍCIAS

Mãos EmPENHAdas será expandido para barbearias

17 agosto 2020 - 08h45Por TJMS

Barba, Cabelo e Bigode. Violência não pode. #Todos juntos contra a violência doméstica. Este é o slogan da nova proposta de trabalho da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS, sob o comando da juíza Helena Alice Machado Coelho.

A ideia envolve salões de estética masculina e barbearias, que terão seus profissionais preparados para serem agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, a fim de reduzir os índices de violência e opressão em todos os espaços.

A proposta segue a mesma linha da ação implantada anteriormente, quando os profissionais de salões de beleza foram treinados para reconhecer e ajudar uma vítima de violência doméstica e familiar.

“O Mãos EmPENHAdas Contra a Violência, quando utilizado nos salões de beleza, teve reconhecimento nacional e internacional, mobilizando diferentes parceiros do segmento de beleza feminino. Queremos agora ampliar seu alcance e atuar também nos espaços voltados para o público masculino”, explicou a juíza Helena Alice.
 
Começando nesta segunda-feira (17), serão realizadas capacitações de caráter preventivo e informativo com profissionais que atuam nos espaços de beleza e estética masculinos, promovendo a informação e principalmente reflexão sobre a violência contra a mulher, além de desmistificar estereótipos de gênero, paradigmas machistas presentes no discurso masculino, que trazem prejuízos tanto para o homem quanto para a mulher.
 
Assim como nos salões de beleza, os estabelecimentos parceiros receberão o selo do programa e os profissionais receberão certificado do curso, ao tornarem-se agentes multiplicadores de informação, no enfrentamento ao índice vergonhoso de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul.

Em razão da pandemia causada pelo coronavírus, a primeira capacitação será realizada por videoconferência, como preceituam as normas de biossegurança para evitar possível disseminação do vírus e contaminação dos participantes e da equipe formadora. Importante lembrar que a ampliação do Mãos EmPENHAdas atende ao movimento ElesPorElas, que busca o engajamento de homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres.

Destaque-se que o programa “Mãos EmPENHAdas contra a Violência” capacita profissionais da área da beleza sobre os aspectos psicossociais e jurídicos da violência doméstica e familiar contra a mulher, para que possam orientar clientes que estejam em situação de violência doméstica e familiar sobre seus direitos e rede de atendimento, desmistificar esse fenômeno e multiplicar informações.

Saiba mais – Desde maio de 2019, quando o presidente do TJMS, Des. Paschoal Carmello Leandro, editou a Portaria nº 1.485, regulamentando a replicação do programa “Mãos EmPENHAdas”, outras instituições de todo o país podem atuar no enfrentamento à violência contra a mulher utilizando todo o know-how do programa criado pelo Poder Judiciário de MS.

Dados das oito primeiras edições do programa em território sul-mato-grossense mostram que 220 profissionais foram capacitados, em 43 estabelecimentos de beleza e cerca de 3.500 mulheres receberam algum tipo de informação sobre o tema.

Pela Portaria, o programa “Mãos EmPENHAdas” poderá ser replicado por outras instituições, seja organização governamental ou não-governamental que atue no enfrentamento à violência contra a mulher e responsabilize-se pela execução do programa, por meio de técnicos multiprofissionais que tenham expertise no assunto.

Importante lembrar que a normatização da ação serve para garantir que tribunais e demais instituições repliquem da forma correta, como o programa foi criado, evitando o desvirtuamento de seus objetivos, que visam a prevenção de todas as formas de violência contra a mulher.



 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue