sexta, 26 de abril de 2024
RURAL

MS encerra safra da cana-de-açúcar com moagem 5,4% maior

23 abril 2019 - 15h00Por Da Redação

A safra da cana-de-açúcar 2018/2019, encerrada no dia 31 de março, atingiu 49,5 milhões de toneladas processadas em Mato Grosso do Sul. O volume é 5,4% maior comparado à safra anterior e mantém o Estado na quarta posição do ranking de produção da matéria-prima no País. Também houve recuperação na qualidade da cana, com 132,21 kg de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana [+ 2,7%].

Os dados foram divulgados pela Biosul em coletiva de imprensa de encerramento da Safra 18/19 e primeira estimativa 19/20, realizada na segunda-feira (22), em Campo Grande.

Para o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, o resultado da safra é positivo e sinaliza uma reação do setor sucroenergético sul-mato-grossense. “Apesar do clima irregular característico do Estado, as unidades conseguiram recuperar o volume de produção que foi próximo de 50 milhões de toneladas, a nossa estimativa inicial”, afirma.

3º maior produtor de etanol

Com 84% da cana destinada para a produção de etanol na temporada, Mato Grosso do Sul subiu da quarta para a terceira posição entre os Estados produtores do biocombustível. O volume produzido atingiu 3,27 bilhões de litros do derivado da cana, representando um crescimento de 24,5% com relação à safra 2017/2018. Desse total, 2,4 bilhões de litros foram de hidratado [+40,2%] e 977 milhões de litros de anidro [-7%].

Açúcar

Na produção de açúcar houve queda de 33%, com 947 mil toneladas, enquanto que na safra anterior atingiu o volume de 1,4 milhão de toneladas. A baixa também impactou no mix de produção que destinou 16% da cana processada para a produção do alimento.

Bioeletricidade

A cogeração de bioeletricidade também teve expressividade no balanço de produção do setor sucroenergético do Estado, que é o maior exportador de energia por tonelada de cana.

Somente em 2018, foram exportados 2.586 GWh para o Sistema Interligado Nacional (SIN), um aumento de 3,5% com relação a 2017. O volume atenderia o consumo residencial de Mato Grosso do Sul durante o ano de 2017, que foi de 1.792 GWh.

De acordo com Hollanda, a bioeletricidade é um produto importante no mix do Estado. “Todas unidades em operação cogeram energia elétrica, dessas 12 exportam o excedente para o Sistema Interligado Nacional”, explica. Atualmente, a capacidade de produção instalada no Estado é de 1.200 MW.

O setor

Apesar da crise que marcou o setor nos últimos anos, Mato Grosso do Sul mantém 19 unidade em operação. Na safra 2018/2019 foram cerca de 716 mil hectares de área destinadas para o cultivo de cana-de-açúcar, sendo 648 mil hectares de área de colheita [+4,6].

A atividade canavieira está presente em 39 municípios, predominantemente na região do Cone Sul do Estado.

De acordo com dados do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] adaptados pela Biosul, o setor sucroenergético é responsável pela geração de 32.191 mil empregos. Somente em 2018, o setor foi responsável por R$ 834 milhões de reais em massa salarial inseridos na economia, a segunda maior do Estado. O setor sucroenegético também se destaca entre os melhores salários médios na indústria e agricultura.

Além de gerar emprego de qualidade, as unidades em operação no Estado desenvolvem projetos para atender seus colaboradores e as pessoas que vivem nos municípios em torno das usinas. Ao todo, são mais de 70 projetos que atendem a população nas áreas social, assistencial e ambiental.

“O setor tem uma atuação ativa no Estado com geração de emprego e renda, desenvolvimento local nos municípios onde as usinas estão instaladas”, ressalta Hollanda.

Safra 2019/2020

Com informações de suas Associadas, a Biosul apresentou a primeira estimativa para a Safra 2019/2020, iniciada em 1 de abril. A previsão da entidade é que existe a disponibilidade de 51 milhões de toneladas de cana para processamento na safra.

O mix de produção deve continuar focado no etanol, com 81% de participação. Na safra passada o percentual foi de 85%. Assim, a produção deverá corresponder a de 1,1 milhão de toneladas de açúcar e 3,2 bilhões de litros de etanol.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha