sexta, 26 de abril de 2024
INTERCEPT BRASIL

Nova conversa vazada entre Moro e Deltan cita ministro do STF

13 junho 2019 - 09h15Por Yahoo

Um novo trecho das conversas vazadas entre Sergio Moro e Deltan Dellagnol foi divulgado na noite desta quarta-feira, dia 12 de junho. Nele, o atual ministro da Justiça e o procudador da Lava Jato comentam sobre o envolvimento do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, no caso dos grampos de Dilma e Lula divulgados por Moro.

A parte foi divulgada na rádio Band News pelo editor-executivo do The Intercept Brasil, Leandro Demori, e data de 22 de abril de 2016. Nela, Moro e Deltan falam sobre o embate do então juiz com o ministro Teori Savascki - morto em 2017 num acidente aéreo - no caso da divulgação da conversa dos grampos de Dilma Rousseff e Luís Inácio Lula da Silva.

Na época, Zavascki era relator da Lava Jato e criticou "a divulgação pública das conversações telefônicas interceptadas, nas circunstâncias em que ocorreu, comprometeu o direito fundamental à garantia de sigilo, que tem assento constitucional."

Deltan, entretanto, garantiu que Fux estava do lado deles.

Confira na íntegra:

13:04:13 Deltan - Caros, conversei com o FUX mais uma vez, hoje.

13:04:13 Deltan - Reservado, é claro: O Min Fux disse quase espontaneamente que Teori fez queda de Braço com Moro e viu que se queimou, e que o tom da resposta do Moro depois foi ótimo. Disse para contarmos com ele para o que precisarmos, mais uma vez. Só faltou, como bom carioca, chamar-me para ir à casa dele rs. Mas os sinais foram ótimos. Falei da importância de nos protegermos como instituições.

13:04:13 Deltan - Em especial no novo governo.

13:06:55 - Excelente. In Fux we trust. (no Fux confiamos)

13:13:48 Deltan - Kkk.

Foi Fux que, em 2018, caçou a liminar que permitia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, de conceder entrevistas. O assunto também estava entre o conteúdo recebido por um hacker pelo The Intercept Brasil e divulgado no último domingo (9).

O vazamento das conversas ente Moro e Dallagnol

As mensagens trocadas pelo Sergio Moro e Deltan Dallagnol, atual coordenador da força-tarefa, indicam que o ministro, na época juiz federal, conduziu as investigações da Lava Jato

Moro sugeriu trocas de fases da Lava Jato e deu dicas informais a Dallagnol por mensagens do aplicativo Telegram. Os arquivos trazem históricos entre 2015 e 2017.

A Constituição de 1988 estipula que o juiz não pode ter vínculos com as partes do processo judicial. Com a parte acusadora, neste caso o MP, não deve haver troca de informações ou atuação fora das audiências.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha