sexta, 26 de abril de 2024
PONTA PORÃ

Conheça os principais campeonatos e pilotos do automobilismo brasileiro

Veja a história e curiosidades do esporte no Brasil e quais são as categorias atuais com participação de brasileiros

02 maio 2019 - 13h53Por Da Redação

Era domingo e os brasileiros colocavam o despertador para tocar cedo. O objetivo era acompanhar as corridas de Fórmula 1 que passavam na TV pelas manhãs. Nomes nacionais como Ayrton Senna e Nelson Piquet figurando entre os melhores do mundo dava gosto de acompanhar o esporte. E não foi por menos que o gosto pelas corridas cresce tanto nesse período. Juntos os dois pilotos conquistaram juntos 6 títulos (3 cada) de campeões da Fórmula 1. Depois de termos grandes pilotos, principalmente na Fórmula 1 e Fórmula Indy, o automobilismo no Brasil vem passando por um momento de falta de ídolos no esporte.

Os grandes eventos automobilísticos no Brasil tiveram início com a inauguração do Circuito da Gávea, no Rio de Janeiro, em 1933. Completando 12 quilômetros e mais de 50 curvas, em velocidades que atingiam 300 km/h, o trajeto acontecia nas próprias ruas da região, subia morros, passava por locais arriscados, até voltar para o Leblon onde era o ponto de partida. Imagine todo este percurso sendo feito a bordo de carros com a segurança daquela época, passando por precipícios rente ao mar. 

O público acompanhava a corrida nas calçadas. Com o passar do tempo, as provas começaram a atrair outros importantes pilotos europeus. Por volta de 1937, as competições atraiu ainda mais espectadores para assistirem grandes nomes do automobilismo, como o italiano Carlo Pintacuda e o alemão Hans Stuck.

O grande marco veio em 1948, quando o país participou do Grande Prêmio de Bari e o brasileiro Chico Landi se transformou em uma lenda ao vencer a competição de forma espetacular. Entre os anos 50 e 70, outros pilotos como Hermano Silva Ramos, Gino Bianco, Fritz D’Orey e Emerson Fittipaldi (bicampeão de F-1), disputavam torneios. No entanto, com cortes de patrocínio, os brasileiros tiveram poucas condições de vencer. Nos anos 80 e começo de 90, o Brasil teve nomes como Nelson Piquet e Ayrton Senna, tornando-se um período de alta popularização do esporte no País.

Com o desinteresse dos mais velhos pelo automobilismo após o falecimento de Ayrton Senna em 1994, que este ano completa 25 anos, os mais jovens já não acompanham o esporte como antes a ponto, inclusive, de ter cada vez menos espaço na TV e nos espaços midiáticos de maneira geral.

Contudo, mesmo não tendo nomes como Ayrton Senna, o automobilismo no Brasil ainda possui visibilidade em categorias como Fórmula Truck, Stock Car e Rally dos Sertões. Segundo o IBOPE Repucom, o País possui mais de 14 milhões pessoas consideradas ‘superfãs’ pelo esporte.

Categorias de automobilismo no Brasil

Fórmula Truck – A competição nacional foi criada em 1987 com o nome de Copa Brasil de Caminhões. Após a homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo, a modalidade mudou de nome passando a se chamar Fórmula Truck, que como o nome sugere , é disputada por caminhões. Os autódromos de Cascavel, Tarumã, Interlagos, Goiânia e Londrina são onde acontecem as provas mais importantes. Os nomes de mais destaque são Felipe Giaffone, Leandro Totti e Wellington Cirino.

Stock Car – A Stock Car é considerada uma das categorias mais tradicionais e com maior cobertura comercial e jornalística. Os carros são muito parecidos com veículos de passeio, em referência à histórica da competição em 1979. Os principais pilotos da Stock Car, atualmente, são Ingo Hoffman e Cacá Bueno.

A Stock Car ainda possui como categoria de acesso, o Campeonato Brasileiro de Turismo, e a prova Corrida do Milhão, que acontece anualmente e premia o grande vencedor com R$ 1 milhão.

Rally dos Sertões - Etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e do Mundial Cross Country, o Rally dos Sertões tem como pano de fundo trilhas, estradas de terra e um trajeto de quase 5.000 km.

Categorias extintas no automobilismo nacional e internacional

Grupo B do WRC - Entre 1982 e 1986, o Grupo B foi a principal categoria do World Rally Car. Segundo o regulamento do Grupo B, as fabricantes poderiam fazer praticamente qualquer coisa com os carros, com a condição de fabricarem 5.000 unidades de automóveis de rua anualmente. Com isso, foram produzidos à época modelos icônicos a exemplo do Lancia Delta S4, do Audi Quattro S1 e do Peugeot 205 T16. A sequência de acidentes graves e fatais foi o que levou ao fim da categoria que, como era de costume, permitia que o público acompanhasse as corridas a poucos metros de distância.

Divisão 3 – Os grandes eventos tiveram nos anos 1930 seu auge, mas foi somente em 1971 que o esporte começou a se profissionalizar com a divisão em categorias. Com a novidade, carros de diferentes tipos passaram a concorrer em categorias distintas. Especificamente na Divisão 3 corriam os automóveis mais potentes e tunados.

Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos – Nesta competição nacional, disputavam carros mais próximos do dia a dia do público como Passat, Gol e Voyage, Fiat Uno, Corcel II e Chevette. Com incentivo dos fabricantes, o campeonato cresceu tanto que, no seu auge, chegou a atingir a marca de 40 carros no grid. O primeiro automóvel a ganhar o título foi um Fiat 147.

Grupo C do WEC – Carros com alta tecnologia e regras flexíveis, os campeonatos de endurance como o World Endurance Championship (WEC) e o World Sportscar Championship (WSC) constituíram as regras do Grupo C, que acontecia durante todo ano. Fazendo parte do Mundial de Endurance, a corrida Le Mans, do Grupo C, era o mais expressivo com carros que atingiam quase 400 km/h.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal

ECONOMIA

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

QUINA

Aposta feita em MS leva mais de R$ 11 milhões na Loteria