sexta, 26 de abril de 2024
ECONOMIA

Receita Federal paga na segunda-feira restituições do 4º lote do IR

16 novembro 2019 - 19h00Por Dourados News

A  Receita Federal  liberou no dia 08 de novembro, a consulta ao 6º e penúltimo lote de restituições  do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019 (ano-base 2018). Para saber se foi incluído nesta leva de devoluções, o contribuinte deve acessar o site  www.receita.fazenda.gov.br  ou ligar para o  Receitafone 146 , com o número do CPF em mãos.

Este  6º lote  reúne 1.365.366 contribuintes, com direito a um montante total de R$ 2,1 bilhões. De acordo com o Fisco, as restituições liberadas agora foram transmitidas sem pendências até 19 de agosto. A data de transmissão considerada é a do último formulário enviado. Também estarão incluídas nesta leva restituições de 2008 a 2018, para contribuintes que caíram na malha fina.

O  dinheiro estará disponível para saque no banco a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de novembro. O crédito será feito na conta indicada pelo contribuinte na declaração de ajuste anual.

O montante também virá corrigido pela taxa básica de juros — a Selic — acumulada no período. Para as declarações referentes a 2019 (ano-base 2018), a correção será de 4,02% (acumulado de maio a novembro deste ano). Para as mais antigas, de 2008, por exemplo, o percentual será de 112,30% (acumulado de maio daquele ano até agora).

A devolução ficará disponível para saque por um ano. Se não fizer o resgate nesse período, o interessado deverá requerer o pagamento pela internet, com o preenchimento do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço "Extrato do Processamento da DIRPF".

Vale lembrar que após a 6ª leva de devoluções, haverá apenas mais um lote regular de restituições, cujo depósito será feito em 16 de dezembro. Depois disso, a Receita Federal vai liberar apenas lotes residuais, de pessoas que caíram na malha fina.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha